James Gunn rebate comentário racista de fã que criticou escolha para próximo Guardiões das Galáxias
James Gunn rebate comentário racista de fã que criticou escolha para próximo Guardiões das Galáxias
O diretor cansou dos “fãs” racistas!
Não é de hoje que cineastas precisam defender suas obras de uma parcela bem irritante de “fãs de quadrinhos” – ou melhor, alguns fãs que insistem em ser racistas sempre que um personagem tem sua etnia alterada nas adaptações para o cinema. E dessa vez, James Gunn precisou colocar um fã no lugar ao defender Chukwudi Iwuji, que fará o Alto Evolucionário em Guardiões da Galáxia Vol. 3.
A polêmica começou quando Gunn compartilhou uma imagem de Chukwudi caracterizado como o vilão no seu perfil pessoal do Instagram. Entre os comentários, havia um fã indignado com a escolha do ator, citando como mais um caso em que “um cara branco” (o Alto Evolucionário é geralmente retratado com a pele roxa) é transformado em um “cara preto”:
“Caramba… outro cara branco que eles transformam em um cara preto. Por que não podiam deixar ele ser branco ou então, sei lá… escolher uma minoria diferente? Por que não um asiático ou então um latino? (quantos latinos e asiáticos existem no MCU? Tipo uns 5?) Ou então fazer ele indiano ou algo do tipo… porque eles não vão e não querem, isso torna eles ‘woke’. Da próxima vez, um grande personagem (herói/vilão) vai ser trans, homossexual ou não-binário (quando nas HQs eles não são). É triste e patético. Eles estão escolhendo baseado na raça e o que é politicamente correto, e não pela atuação ou o que foi estabelecido.”
Ao ver o comentário, Gunn respondeu à altura, falando sobre como gosta do trabalho de Chukwudi Iwuji e como não se baseou em etnia para escolhê-lo para o papel – e de quebra, ainda citou o fato do Alto Evolucionário ser quase sempre visto como um personagem roxo:
“Eu escolhi o melhor ator, ponto, e a melhor pessoa para aquele papel. Eu não dou a mínima para qual é a etnia de Chukwudi Iwuji, então pare com suas presunções racistas do MOTIVO pelo qual ele foi escolhido (e por sinal, ele está interpretando um cara que quase sempre foi roxo nas HQs).”
Já não é de hoje que um grupo minoritário (mas vocal) de “fãs” gostam de destilar preconceito e racismo sempre que um personagem tem sua etnia modificada em adaptações. Porém, pelo visto isso só vale para personagens brancos que acabam sendo interpretados por atores de outras etnias, enquanto o contrário parece ser bem aceito por essa mesma minoria vocal – vide a Feiticeira Escarlate de Elizabeth Olsen.
Nos quadrinhos, o Alto Evolucionário é um cientista britânico que se interessou pelos estudos em bioengenharia e genética, parcialmente inspirado por Nathaniel Essex, o Senhor Sinistro. Ele então começou a fazer experimentos antiéticos e perigosos envolvendo melhoria genética, enquanto tentava criar o “humano perfeito”. Eventualmente, o vilão começou a fazer modificações em si mesmo, tornando-se mais que um ser humano normal.
Chukwudi Iwuji é um ator britânico nascido na Nigéria, que começou sua carreira na atuação em 2001, primeiro nos palcos de teatro e posteriormente na TV e no cinema. Ele já participou de filmes como Barry e John Wick 2, porém sua colaboração com James Gunn começou no ano passado, quando ele deu vida ao mercenário Clemson Murn na primeira temporada de Pacificador.
Guardiões da Galáxia Vol. 3 estreia no dia 4 de maio.
Abaixo, confira também: