James Cameron, diretor de Avatar: O Caminho da Água, critica serviços de streaming
James Cameron, diretor de Avatar: O Caminho da Água, critica serviços de streaming
Diretor relata a importância da experiência cinematográfica!
Lançado há cerca de um mês, Avatar: O Caminho da Água está rapidamente se aproximando do topo da lista de maiores bilheterias de todos os tempos, tendo já alcançado a marca de US$ 1,750 milhões em seu faturamento. O diretor do filme, James Cameron, acredita que há uma razão bem óbvia por trás disso.
Em uma nova entrevista à Variety durante a cerimônia do Globo de Ouro, Cameron foi questionado sobre todo o sucesso comercial do filme. Sem pensar duas vezes, ele disse que isso tem a ver com a busca pela experiência na sala de cinema, e denota o quanto está cansado dos serviços de streaming:
“Eu estou pensando que estamos voltando para os cinemas do mundo todo. Eles vão passar até nos cinemas da China, onde estamos vendo esse enorme ressurgimento do COVID. Estamos dizendo, como sociedade: ‘Precisamos disso! Precisamos dos cinemas!’ Chega de streaming! Estou cansado de ficar sentado em casa.”
Vale ressaltar que, desde a pandemia, temos visto um grande avanço das plataformas de streaming no mundo todo. Cada estúdio tem seu próprio serviço, o que torna o acesso às produções fragmentado e exige muito dinheiro. Ainda assim, não há sinal de que isso vá parar em breve, já que muitas plataformas lançam produtos originais, entre filmes e séries.
Cameron, como já deixou claro em diversas entrevistas, acredita no poder do cinema e no interesse do público pela experiência em si – tanto que Avatar: O Caminho da Água passou mais de uma década em desenvolvimento, só para que o diretor conseguisse oferecer ao público um espetáculo completo.
E por mais que o filme não tenha sido uma unanimidade, o reflexo nas bilheterias é muito evidente – tanto que a saga ambientada em Pandora ainda vai retornar para mais três sequências, que estão previstas para sair em 2024, 2026 e 2028, respectivamente.
Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas.
Abaixo, veja também: