James Cameron, diretor de Avatar, tem vergonha de discurso no Oscar quando ganhou por Titanic
James Cameron, diretor de Avatar, tem vergonha de discurso no Oscar quando ganhou por Titanic
O diretor se arrepende de algumas falas durante seu discurso em 1998!
Imagine-se na seguinte situação: você faz um filme e ele logo conquista elogios dos críticos e do público, tornando-se a maior bilheteria de todos os tempos. Chega o Oscar e seu longa é indicado em 14 categorias, das quais leva 11 para casa. Porém, na hora de fazer seu discurso de aceitação, você acaba se expressando mal e será eternizado pelas falas que fez em um dos palcos mais vistos do mercado cinematográfico. James Cameron entende bem esse sentimento.
Em 1998, durante a septuagésima edição do Oscar, James Cameron subiu ao palco para receber a estatueta da categoria de Melhor Direção. Em seu discurso, ele falou sobre como estava feliz de ter sido reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e fechou com a seguinte frase:
“Mãe, pai, não tem como expressar a vocês como estou me sentindo agora. Meu coração está quase explodindo, e tudo que eu posso dizer é: ‘Eu sou o Rei do Mundo!’.”
Agora, em nova entrevista à CNN, Cameron comentou sobre seu próprio discurso e disse como se arrepende de ter citado o próprio filme ao receber a estatueta dourada.
Cameron explicou o que queria dizer, fazendo a relação entre si mesmo e Jack Dawson, o personagem interpretado por Leonardo DiCaprio no filme:
“Eu estava tentando expressar a alegria e animação que eu estava sentindo a respeito daquele filme – e o momento mais alegre para o personagem de Leonardo DiCaprio em ‘Titanic’ era quando ele estava livre e na proa do navio.”
Expandindo seus pensamentos sobre o assunto, o cineasta explicou por que se arrepende do discurso e como acha que isso impactou a plateia presente na premiação. Ele disse:
“O que eu aprendi é que você não cita seu próprio filme para a Academia caso você ganhe, porque é vergonha alheia. Isso faz parecer que você não ganhou por uma margem apertada, mas que cada pessoa sentada na plateia do Teatro Kodak aquela noite viu e amou ‘Titanic’. E nós nunca saberemos por quanto nós ganhamos, mas pode não ter sido uma avalanche [de votos]. […] Você tem que ser cuidadoso com o que fala em seu discurso de vitória. Eu e a Sally Field temos um grupo de ajuda para isso.”
A última citação faz uma referência ao Oscar de 1985, quando Sally Field aceitou o prêmio de Melhor Atriz por seu papel em Um Lugar no Coração. Em seu discurso, a artista disse: “Eu não posso negar o fato de que vocês gostam de mim, agora… Vocês gostam de mim!”
Agora, James Cameron permanece na expectativa para que Avatar: O Caminho da Água seja indicado à 95ª edição do Academy Awards. O filme deve despontar em várias categorias técnicas, mas há burburinhos de que possa ser indicado ao prêmio principal, enquanto James Cameron pode abocanhar uma indicação por sua direção.
Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas.
Abaixo, veja também: