J.K. Rowling causa polêmica por comparar meme de anime com uma ilustração anti-sufragista
J.K. Rowling causa polêmica por comparar meme de anime com uma ilustração anti-sufragista
Autora dos livros de Harry Potter comparou movimento transfóbico com o sufragismo
J.K. Rowling, conhecida por ser a escritora dos livros de Harry Potter e também por constantemente atacar pessoas trans na internet, foi alvo de mais uma polêmica. Dessa vez por publicar uma imagem em seu twitter que compara um meme de uma personagem do anime Zombie Land Saga, mandando Terfs (trans-exclusionary radical feminist ou em português, feminista radical trans-excludente) calarem a boca com uma arte anti-sufragista usada no início do século XX.
A publicação aconteceu no dia 29 de janeiro, e Rowling diz “Mesma merda, séculos diferentes”, e logo abaixo a imagem anti-sufragista, mostrando uma mulher totalmente presa, incapaz de se mover ou falar, com a frase “O que eu faria com as sufragistas”. Enquanto isso a segunda imagem traz uma personagem de Zombie Land Saga com um revólver e os dizeres “Cale a p**** da boca Terf”.
O movimento sufragista foi um amplo movimento ocorrido em vários países democráticos do mundo, entre o século XIX e início do século XX, para organizar a luta das mulheres pelo direito ao sufrágio, o voto. Ele também representou a primeira onda do feminismo, lutando por igualdade de gênero. Enquanto isso, as chamadas de Terf, constantemente atacam pessoas trans e, no caso de Rowling, usa seu dinheiro e reconhecimento para propagar ainda mais essas ideias preconceituosas.
Durante os últimos anos, Rowling se tornou mais ativa em atacar pessoas trans nas suas redes sociais, no ano passado ela se opôs a lei que facilita a mudança legal de gênero na Escócia e mais uma vez foi duramente criticada. Diversos atores que já passaram pela franquia de Harry Potter, já se pronunciaram em defesa da população trans após ataques da escritora, entre eles Daniel Radcliffe, que foi o protagonista da obra, Rupert Grint que viveu Rony Weasley, Emma Watson que era Hermione Granger e até Katherine Waterston, que interpretava Tina Goldstein em Animais Fantásticos.