Invasão Secreta: Estúdio responsável pela abertura defende uso de IA e afirma que não custou empregos
Invasão Secreta: Estúdio responsável pela abertura defende uso de IA e afirma que não custou empregos
Estúdio se defendeu das críticas sofridas nas redes sociais.
Na última quarta-feira (21), chegou ao Disney+ o primeiro episódio de Invasão Secreta, a mais nova série-evento do Universo Cinematográfico da Marvel. No entanto, mais do que a história em si, o que chamou a atenção foram as notícias envolvendo a abertura da série, que foi feita através de inteligência artificial.
Isso acendeu um grande debate a respeito da técnica utilizada e como as IAs estão, cada vez mais, tomando o lugar de artistas e trabalhadores humanos, sobretudo no mercado das artes. Nas redes sociais, diversos se manifestaram contra a Marvel Studios e a Disney pela decisão, incluindo trabalhadores dos próprios estúdios.
Agora, a Method Studios, a produtora responsável pela abertura da série, emitiu um comunicado oficial através do The Hollywood Reporter, defendendo a escolha criativa da abertura gerada por IA e assegurando o público de que nenhum trabalhador perdeu seu emprego:
“Trabalhar em ‘Invasão Secreta’, uma série cativante que explora a infiltração de alienígenas na sociedade humana, nos deu uma oportunidade excepcional para mergulhar no reino intrigante da inteligência artificial, especialmente para criar atributos únicos para os personagens e seus movimentos. Utilizando uma ferramenta de IA personalizada para esse elemento particular alinhou-se perfeitamente com o tema do projeto e a estética desejada.
O processo de produção foi muito colaborativo e interativo, com um foco dedicado nessa aplicação específica das ferramentas da IA. Envolveu um esforço tremendo de talentosos diretores de arte, animadores (especialistas tanto em 2D quanto 3D), artistas e desenvolvedores, que usaram técnicas convencionais para criar todos os outros aspectos do projeto.
No entanto, é crucial enfatizar que, enquanto o componente da Inteligência Artificial forneceu ótimos resultados, a IA é apenas uma ferramenta entre várias outras que nossos artistas usaram. Nenhum trabalho de artista foi substituído por incorporar essas novas ferramentas; em vez disso, elas complementaram e auxiliaram nossas equipes criativas.
O time de designers da Method Studios habilmente usou o poder de tecnologias de IA existentes e personalizadas para aplicar um visual alienígena e extraterreno. O processo inteiro, guiado por uma direção de arte especializada, foi incorporado na fase inicial de storyboards, ilustrações, geração de IA, animação 2D/3D e culminou no estágio final de composição.”
Apesar da explicação, o clima em torno da abertura ainda é polêmico nas redes sociais. Por um lado, há quem tenha gostado da ideia e do conceito por trás dessa decisão, mas há também quem afirme que o uso de IA pode causar uma série de problemas para a Marvel Studios, especialmente agora que estamos imersos na Greve dos Roteiristas e outros sindicatos avaliam a possibilidade de se juntarem à paralisação.
O uso de inteligências artificiais tem se tornado um assunto muito controverso e polêmico nos últimos anos, ainda mais graças a algumas ferramentas que, para “treinar”, acabam utilizando-se de artes de outras pessoas, adquiridas através de sites como o DeviantArt.
Isso tem levado a uma longa discussão sobre direitos autorais e a ética por trás das IAs, com alguns casos judiciais ganhando importância nos últimos meses. Quanto a Invasão Secreta, o diretor da série, Ali Selim, parece bem confiante no conceito por trás da abertura, dizendo que tudo tem a ver com os Skrulls e como eles se passam por seres humanos.
Invasão Secreta está disponível no Disney+. Os episódios serão lançados semanalmente, todas as quartas-feiras.
Abaixo, veja também: