A indústria do anime está preocupada com o crescimento das Inteligências Artificiais
A indústria do anime está preocupada com o crescimento das Inteligências Artificiais
Mais de 90% dos trabalhadores na indústria de animes acreditam que as Inteligências Artificiais serão um problema para eles!
As Inteligências Artificiais estão cada vez mais em alta, seja com as perguntas e respostas do Chat GPT ou então nos diversos aplicativos que geram artes por IA. Com isso, muito está sendo discutido sobre elas e já houveram algumas polêmicas, como foi o caso do pequeno anime da Netflix que utilizou o recurso e foi duramente criticado. Mas não é só na internet que as preocupações estão, já que numa pesquisa feita com artistas da indústria do anime, também estão preocupados com o recurso.
As informações foram divulgadas pela TBS News Dig e diz que 94% dos criadores de anime entrevistados (algo por volta de 25.000 trabalhadores) pela Arts Workers Japan estão apreensivos com as IA. As principais respostas dizem que eles estão preocupados que elas tenham efeitos danosos como infrações de direitos autorais entre outras coisas.
O documento cita alguns problemas envolvendo as experiências com as IA, onde alguns admitiram que tiveram seus trabalhos roubados por ela, sem nenhuma forma de crédito. Outros encontraram produtos sendo vendidos na internet utilizando sua voz, que foi criada usando as ferramentas de IA. O documento fez com que a Arts Workers Japan criasse uma petição que será entregue para o governo para colocar restrições rígidas no uso dessas ferramentas.
Apesar disso, alguns diretores de anime como Makoto Shinkai de Suzume, dizem querer utilizar a Inteligência Artificial pela falta de mão de obra. Esse foi o mesmo discurso utilizado pela WIT Studio para defender seu uso da ferramenta em The Dog & The Boy e se dá pelo fato de que animadores no nível de entrada recebem em média 2 dólares por imagem, um valor bem pequeno e com isso abandonam a área para tentar conseguir uma condição decente de vida. Não se sabe se o petição da Arts Workers Japan conseguirá o apelo do governo, mas grande parte da indústria do anime não vê a IA com bons olhos.
Confira também: