Indiana Jones e a Relíquia do Destino recebe média surpreendente no Rotten Tomatoes
Indiana Jones e a Relíquia do Destino recebe média surpreendente no Rotten Tomatoes
Parece que o novo filme de Indy não está sendo tão bem-recebido quanto muitos esperavam…
No final do mês que vem, teremos o lançamento mundial de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, o quinto filme da franquia do arqueólogo interpretado por Harrison Ford, que dessa vez conta com a direção de James Mangold (Logan), tomando o lugar de Steven Spielberg, que havia dirigido todos os longas anteriores da saga. O filme acaba de ser exibido no Festival de Cannes, mas as reações iniciais não estão sendo muito positivas…
O longa acaba de debutar no Rotten Tomatoes com a pior avaliação de toda a franquia, conquistando somente 43% de aprovação dos críticos. Claro que esse número ainda vai mudar, uma vez que só 14 críticas foram computadas até o momento de publicação desta matéria. Ainda assim, muitos estão surpresos com essa reação inicial, já que é o único da saga com uma nota negativa no agregador de críticas.
Quando analisamos individualmente as críticas, notamos que muitos estão dizendo que o filme é até bom e traz um ou outro momento de destaque estrelado por Harrison Ford. No entanto, muitos falam sobre como o filme é bem mais “comportado” que os anteriores, e que funcionaria melhor como uma aventura independente do que como um filme da franquia Indiana Jones.
Confira alguns trechos das críticas divulgadas a seguir:
“É uma melhoria sobre o execrável ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’, mas a exumação de James Mangold para a série de aventura de Steven Spielberg é controlada demais e desnecessária.”
– David Jenkins, para o Little White Lies
“Esse é um filme grande e bombástico que passa por todas as emoções mas nunca acha a alegria no processo, apesar da trilha fenomenal de John Williams apertar nossos botões de nostalgia e tentar nos convencer de que estamos em um passeio selvagem.”
– David Rooney, para o The Hollywood Reporter
“‘Indiana Jones e o Chamado do Destino’ é uma reunião corajosa, brilhante e altamente divertida com nosso herói favorito.”
– Lex Briscuso, para o Slashfilm. 8/10
“Podemos sentir os quatro roteiristas creditados tentando encontrar inspiração e caindo no processo. O que eles fizeram seria ótimo como uma aventura independente estrelada por outros personagens, mas não é digno do chicote [de Indiana Jones].”
– Richard Lawson, para a Vanity Fair
“Se você se juntar a ele para a jornada, parece como uma despedida adequada para o ladrão de túmulos favorito do cinema.”
– John Nugent, para a Empire. 4/5
“‘O ontem pertence a nós’, alguém diz em um determinado momento, e quando falamos sobre Indiana Jones, ontem sempre vai pertencer. O problema é que isso já aconteceu, e hoje só parece um completo desperdício de tempo.”
– David Ehrlich, para o IndieWire, C
“Harrison Ford é o herói da vez. Ele nunca perde sua carranca ou sua obstinação. Ele faz as cenas mais exageradas com convicção e um humor seco. Sua performance carrega todo o filme.”
– Geoffrey Macnab, para o Independent UK, 3/5
Em Indiana Jones e a Relíquia do Destino, o arqueólogo rebelde mais famoso do mundo precisa entrar em uma corrida contra o tempo para recuperar uma lendária relíquia que pode alterar o rumo da história. Junto de sua afiliada, ele logo se vê enfrentando Jürgen Voller, um ex-agente nazista que agora trabalha para a NASA.
Com direção de James Mangold, o filme é estrelado por Harrison Ford, ao lado de Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen, Antonio Banderas, John Rhys-Davies e Shaunette Renée Wilson.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino estreia no dia 29 de junho de 2023 nos cinemas.
Abaixo, veja também: