Igor Pires: Conheça um dos poetas que marcaram presença na Bienal do Livro Rio 2023
Igor Pires: Conheça um dos poetas que marcaram presença na Bienal do Livro Rio 2023
Autor conhecido pelo livro Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente marcou presença no maior evento literário do Brasil
Igor Pires é um dos autores da Globo Livros, muito conhecido por seu principal best-seller: Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente. Com milhares de cópias vendidas em todo o Brasil, Igor se tornou também o autor nacional mais lido de 2020 e se destacou no mercado literário desde então, sendo um dos principais convidados do primeiro fim de semana da Bienal do Livro Rio, 2023. Vamos conhecer mais desse poeta incrível?
Sobre o escritor
Igor Pires é um escritor que cresceu na periferia de Guarulhos, em São Paulo e iniciou sua vida na escrita através de blogs, muito populares na época de sua adolescência. Seus textos já eram virais naquela época e hoje, em 2023, Igor se tornou o autor de três best-sellers com apenas 25 anos. Ao todo, seus livros ultrapassam a marca de 730 mil livros vendidos, sendo um fenômeno literário no Brasil!
Mas suas conquistas não param por aí, já que ele conseguiu ocupar o top 5 de mais vendidos de ficção no Brasil com sua trilogia de “Textos Cruéis Demais”, sendo o escritor brasileiro mais lido dessa categoria desde o início da quarentena (via PublishNews). Esse seu livro foi lançado em 2017 e, desde então, tem colocado Igor entre os mais vendidos em diversas livrarias no Brasil.
De onde vem sua inspiração?
Como um homem negro e LGBT que cresceu na periferia, muito de seus textos encontram inspiração na sua própria vida, naquilo que ele observa em seu dia-a-dia, seja direta ou indiretamente. Os relacionamentos também se mostraram presentes como inspiração e criatividade, enchendo páginas de seus livros com tais experiências.
“Meus livros conversam com a realidade de todos e essa empatia aproxima as pessoas. Represento o sonho de muitos que não têm visibilidade no mercado editorial. Meu desejo é que esse espaço seja uma conquista coletiva, não apenas minha”, disse Igor para O Globo.
A importância das redes sociais
Mais que apenas se divulgar, suas redes sociais também se tornaram um instrumento importante para que Igor Pires se reafirme enquanto um escritor, principalmente quando falamos de um mercado que, em grande maioria, é o oposto de quem ele é. Ele também falou mais detalhadamente sobre isso para O Globo:
“Sou um autor jovem, negro, gay e periférico. Faço parte de um mercado que não me enxerga como deveria, construído por homens brancos, cisgêneros, heterossexuais do eixo Rio-São Paulo.”
Assim, Igor Pires é, hoje, a maior referência de projeto literário marginal do país e já soma mais de 3 milhões de seguidores na internet. Um número que representa também a grandiosidade de seu trabalho e o seu alcance, já que se propõe a dialogar com pessoas comuns, que têm suas rotinas de trabalho ou estudo, mas se identificam com o jovem escritor.
Confira também: