Preocupação com IA e mais: Os tópicos abordados por Jennifer Lawrence, Elliot Page e mais estrelas em carta do SAG
Preocupação com IA e mais: Os tópicos abordados por Jennifer Lawrence, Elliot Page e mais estrelas em carta do SAG
Sindicato dos Atores está em um momento delicado de negociações com produtores e plataformas de streaming!
Hollywood está passando por um momento de crise. O Sindicato dos Roteiristas entrou em greve no dia 1º de maio, o que fez com que diversas produções em estágios iniciais fossem completamente interrompidas, enquanto a classe não chega a um acordo com a associação de produtores e as plataformas de streaming. E agora, para colocar ainda mais lenha nessa fogueira, diversos atores fizeram uma carta aberta para o Sindicato dos Atores.
Explicar essa confusão é uma tarefa um tanto quanto difícil, mas vamos lá: desde que o streaming passou a ser uma força incontrolável, muitos profissionais não estão recebendo bônus adequados (e não só roteiristas, mas cineastas e outros envolvidos na produção audiovisual). Recentemente, o DGA – Sindicato dos Diretores da América – fechou o acordo com a Associação de Produtores de Cinema e Televisão, o que impede a categoria de entrar em greve.
Essa decisão causou muita polêmica no mercado hollywoodiano, sobretudo por “desviar o foco” da atual greve dos roteiristas, e por levantar dúvidas em relação a outra classe prejudicada pelas mudanças no mercado audiovisual: os atores.
Neste mês, o SAG-AFTRA, Sindicato de Atores da TV e do Cinema, entrou em negociações com a associação – e vale ressaltar que o contrato entre as duas associações está prestes a expirar no dia 30 de junho. A presidente da guilda, a atriz Fran Drescher, recentemente deu uma atualização aos membros do sindicato, dizendo: “Estamos tendo reunião extremamente produtivas, que estão focadas nos problemas mais importantes para vocês.”
No entanto, essa declaração não caiu bem com vários atores de Hollywood, que clamam para que as negociações não sejam interrompidas caso todas as demandas não sejam atendidas. A Rolling Stone obteve acesso a uma carta aberta assinada por diversos artistas, na qual reforçam suas demandas e pedem às lideranças do Sindicato que não abram mão de sua luta:
“Esperamos que vocês já tenham ouvido essa mensagem de nós: esse é um ponto sem precedentes em nossa indústria, e o que poderia ter sido considerado um bom acordo há alguns anos não é mais suficiente. Nós sentimos que nossos salários, nosso trabalho, nossa liberdade criativa e o poder de nossa união têm sido minados na última década. Precisamos reverter essa trajetória.”
Uma das principais preocupações dos atores é o uso cada vez mais presente de Inteligência Artificial na produção de filmes e séries: “Achamos que é absolutamente vital que essas negociações protejam não somente as nossas imagens, mas que também se certifiquem de que sejamos compensados quando os nossos trabalhos são usados para treinar IAs”.
Além da questão envolvendo o uso de IA, os atores pedem por melhores compensações residuais – isto é, quando um filme ou uma série é disponibilizado em uma plataforma de streaming. Ao fim, eles clamam para que as lideranças do sindicato não se comprometam na luta por melhores condições de trabalho:
“Queremos que vocês saibam que preferimos entrar em greve do que comprometer esses pontos fundamentais, e acreditamos que, se fizermos um acordo para algo menos que um contrato transformativo, o futuro de nossa união e nosso trabalho será minado, e o SAG-AFTRA vai entrar na próxima negociação com vantagens drasticamente reduzidas […]. Se vocês não forem capazes de levar adiante, pedimos que usem o poder dado a vocês por nós, os membros, e nos juntemos ao Sindicato dos Roteiristas nas manifestações. Por nossa união e seu futuro, este é nosso momento. Esperamos que, da sua parte, vocês aproveitem e não percam a oportunidade.”
Entre os signatários da carta, estão os seguintes atores: Brett Gelman e Maya Hawke (Stranger Things), Riley Keough (Mad Max: Estrada da Fúria), Natasha Lyonne (Orange is the New Black), Liam Neeson (Batman Begins), Elliot Page (The Umbrella Academy), Ben Stiller (Uma Noite no Museu), Bob Odenkirk (Better Call Saul), Mark Ruffalo (Os Vingadores) e Michelle Williams (Os Fabelmans).
Além destes, alguns atores vencedores do Oscar também assinaram o comunicado, como Meryl Streep (A Dama de Ferro), Brendan Fraser (A Baleia), Rami Malek (Bohemian Rhapsody), Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida) e Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor).
Abaixo, veja também: