Os humanos comem Pokémon? Saiba se o seu monstrinho favorito já virou comida
Os humanos comem Pokémon? Saiba se o seu monstrinho favorito já virou comida
“Pokémon são amigos, não comida!”
Tanto no anime quanto nos jogos de mesmo nome, Pokémon são animais com superpoderes. Enquanto alguns funcionam como bichos de estimação que acompanham as crianças deste universo em suas aventuras, como Charmander e Pikachu, outros viram comida de Pokémon Selvagens, como Caterpies que são caçados por Pidgeottos. E existem ainda aqueles que acabam fazendo parte da dieta dos humanos.
De quais Pokémon vem a carne do anime?
Como na vida real, a carne de Pokémon é consumida com frequência pelos humanos. Ainda não foi confirmada a origem da carne bovina ou suína deste universo, apesar de existirem Pokémon inspirados em bois e porcos. Entretanto, os games Pokémon Sword e Shield confirmaram que Basculin são os peixes mais comuns nos pratos das famílias deste universo.
Muitos Pokémon do Tipo Água foram confirmados como comida, em especial os crustáceos, como Krabby, Clauncher, Klawf e Crabrawler, e os peixes, como o Barraskewda e o Veluza. Este Pokémon é um caso bastante particular, uma vez que seu próprio mecanismo de defesa produz filés próprios para o consumo humano que são muito utilizados na culinária de Paldea.
Entretanto, nem toda caça Pokémon é tão gentil. Como no mundo real, existem espécies que foram caçados de forma tão desordenada que quase a levaram à extinção, como o pato Farfetch’d, de acordo com o episódio O Pokémon Farfetch’d da primeira temporada, e o tubarão Sharpedo, segundo a Pokédex de Pokémon Moon.
Pokémon impróprios para o consumo
Por outro lado, certas espécie desenvolveram mecanismos de defesa para não serem comidos, seja por outros Pokémon ou por humanos. Os Magikarp, por exemplo, têm escamas duras demais e pouca carne, tornando a sua caça pouco desejada. Caso parecido do Crawdaunt, que é evitado devido ao seu mau cheiro.
Outros, como o Pokémon Matcha Poltchageist e o Pokémon Chá Sinistea, desenvolveram toxinas que envenenam quem tentar consumi-los. Com a ajuda da ciência, alguns desses veneno foram reaproveitados na fórmula de remédios alternativos, como com o Seadra e o Paras.
De onde vem os “derivados animais”?
Neste universo, mel, leite, lã e outros produtos, de origem animal no nosso mundo, também tem sua origem em Pokémon. O mel, por exemplo, é produzido pelas Combees e Vespiqueens. O leite mais comum, o Leite Moomoo, vem das fazendas de Miltank, mas também pode ser obtido de Skiddos e Gogoats. Os ovos comestíveis, por incrível que pareça, não vem de galinhas, como o Torchic, mas das Chanceys e Blisseys.
Pokémon que são inspirados em comida
Além dos Pokémon que geram alimentos como subproduto, existem aqueles que são feitos de comida e, como resultado, podem oferecer derivados deliciosos. O melhor azeite deste universo, por exemplo, vem da família evolutiva de Smoliv, o Pokémon Azeitona. Scovillain, o Pokémon Pimenta, é matéria prima para um molho apimentado e Naclstack, outro monstrinho de Paldea, é uma fonte rica de sal.
Ao contrário do que parece, a família evolutiva do Vanilluxe, conhecido como o Pokémon Sorvete, apenas se parece com uma sobremesa, mas não é comestível. Porém, outros Pokémon como o Appletun, o dragão torta de maçã, e os Slowpoke rendem iguarias muito apreciadas pelas crianças.
Alguns dessas criaturas acabam sendo grandes parceiros de cozinheiros e confeiteiros do universo dos games e do anime. Este é o caso do parceiro de Murdock, o cozinheiro de Pokémon Horizontes: Alcreamie, o Pokémon Chantily. Nativo de Galar, este monstrinho gera um creme apetitoso que combina com cafés, bolos e doces diversos. Fidough, o cãozinho pãozinho, produz fermento com o seu hálito que pode facilitar a vida de padeiros.
Pokémon Planta “frutíferos”
Por fim, existe ainda um último caso bem interessante que são os de Pokémon planta frutíferos. Assim como existem árvores frutíferas, algumas espécies de Pokémon do Tipo Grama podem gerar frutos comestíveis de tempos em tempos, que são muito cobiçados entre outros Pokémon e humanos também. Este é o caso do Tropius, Grotle, Snover e até o Cherubi, o Pokémon Cereja.
Mas e você? Se estivesse no mundo Pokémon, qual seria sua comida favorita? Não deixe de comentar!
Leia também: