Homem é indiciado nos Estados Unidos por roubo de um dos adereços mais famosos do filme O Mágico de Oz

Capa da Publicação

Homem é indiciado nos Estados Unidos por roubo de um dos adereços mais famosos do filme O Mágico de Oz

Por Gus Fiaux

O Mágico de Oz é um dos filmes mais importantes da história do cinema, seja por seus visuais inigualáveis, Judy Garland em uma performance eternizada como Dorothy Gale ou mesmo por icônica canção Over The Rainbow, que já ganhou centenas de covers e releituras. No entanto, o filme também foi responsável por um caso que vai ser julgado nos Estados Unidos ainda neste ano.

Em 2005, um homem chamado Terry Martin teria roubado um dos pares dos Sapatinhos Vermelhos calçados por Judy Garland no longa. Atualmente, há quatro pares no mundo, e esse em específico pertencia ao Museu Judy Garland, localizado em Grand Rapids, no Minnesota (via Associated Press).

Comprado por um colecionador particular e emprestado ao museu dedicado à atriz, os sapatos foram tinham seguro de US$ 1 milhão, embora seu valor atual seja de cerca de US$ 3,5 milhões. Terry teria escalado uma das janelas do museu, quebrado a vitrine onde os sapatos estavam e roubado o artefato.

Homem teria roubado os Sapatinhos Vermelhos usados por Judy Garland no longa de 1939.

Os sapatinhos ficaram desaparecidos por muitos anos, até que em 2017, um homem disse ter informações a respeito de quem poderia ter cometido o crime. Em 2018, o FBI localizou os sapatos após um ano de buscas, embora ninguém tenha sido acusado na época.

Agora, Terry Martin terá sua primeira audiência na corte no dia 1º de junho, e deve participar via videochamada. Ele está sendo acusado de roubo de arte. Atualmente, ele tem 76 anos e mora a menos de 20km do Museu Judy Garland, onde teria cometido o crime.

Quanto aos outros três pares dos Sapatinhos Vermelhos usados no filme, um deles pertence a outro colecionador particular, um está com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (o órgão responsável pelo Oscar e pela preservação do cinema norte-americano) e o último faz parte do acervo do Instituto Smithsonian.

O Mágico de Oz está disponível no HBO Max.

Abaixo, veja também: