Homem-Formiga 3 — Artistas culpam ganância e Pantera Negra 2 por efeitos visuais ruins do filme
Homem-Formiga 3 — Artistas culpam ganância e Pantera Negra 2 por efeitos visuais ruins do filme
O longa de Scott Lang e a saúde mental dos funcionários nunca foi uma prioridade para o estúdio
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania pode estar sendo bem recebido pelo público, mas a crítica não tem sido muito generosa com o filme. Uma das maiores reclamações feitas acerca do longa tem a ver com a qualidade de seu CGI e, em conversa com a Vulture, artistas que trabalharam com a Marvel Studio culpam as condições precárias nas quais estavam trabalhando.
Segundo divulgado pelo site, a equipe artística dos efeitos visuais da Marvel estava trabalhando mais de 80 horas semanais e com um orçamento menor do que uma produção como essa exigiria. Os trabalhadores contam de forma anônima que todo o investimento havia sido feito em Pantera Negra: Wakanda para Sempre e o filme do Formiga nunca havia sido realmente uma prioridade.
“Wakanda Forever teve prioridade. (…) [Homem-Formiga] Estava em segundo plano – menos urgente, ” eles disseram. “Talvez o diretor tivesse uma ideia do que queria, mas não foi 100% claro. Tínhamos um ambiente difícil no qual estávamos inserindo alguns personagens principais. Naquela época, não nos disseram onde os personagens deveriam estar naquele ambiente. Estávamos apenas seguindo o que parecia certo.”
Um dos funcionários chegou a comparar as condições de trabalho que tiveram com as da equipe criativa de Titanic, filme consagrado do diretor James Cameron, onde as pessoas simplesmente dormiam em suas mesas de trabalho por não haver tempo suficiente entre os turnos para que o material fosse entregue.
Toda essa pressão teria acabado sendo responsável por episódios de burnout em membros da equipe que precisavam correr contra o tempo para terminar coisas que, em decorrência disso, não saiam com a qualidade que poderiam ter.
“Infelizmente, é perceptível que houveram atalhos”, relatou mais um dos artistas anônimos. “Certas coisas foram usadas para encobrir o trabalho incompleto. Certos cortes editoriais foram feitos para não mostrar tanta ação ou efeitos quanto poderia ter havido – provavelmente porque simplesmente não havia tempo suficiente para renderizar tudo. Houve muitos encurtamentos e rolagem de tomadas (rolagem é quando você não encurta ou alonga uma tomada – você apenas move alguns quadros no corte). Realmente parecia que certas cenas foram cortadas ou alteradas para economizar dinheiro, economizar tempo ou encobrir a incapacidade de fazê-lo.”
Homem Formiga e a Vespa: Quantumania é o filme que abre a quinta fase do MCU. Nessa nova etapa do Universo Cinematográfico da Marvel, as coisas caminharam em uma escala multiversal até os acontecimentos que farão parte do filme Vingadores: A Dinastia Kang, previsto para ser lançado em 2025. Claro, se os funcionários do estúdio colapsarem até lá.
Homem Formiga e a Vespa: Quantumania está disponível nas salas de cinema de todo país.
Mas e você? Já assisiu ao filme? O que achou dele? Divida sua opinião com a gente nos comentários!
Aproveite e confira também: