Homem-Aranha originalmente quase não teve seus lançadores de teia clássicos, mas sim uma arma

Capa da Publicação

Homem-Aranha originalmente quase não teve seus lançadores de teia clássicos, mas sim uma arma

Por Junno Sena

Vários heróis dos quadrinhos fizeram uma promessa de não tirar vidas ou utilizarem armas de fogo. De Batman até Superman, essa regra já foi quebrada algumas vezes. Mas, no caso do Homem-Aranha, isso poderia nem ao menos ser um tópico para debate, pois, se dependesse de Jack Kirby, o herói ganharia uma arma de fogo ao invés de seu clássico lançador de teia.

Criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko, o personagem deu as caras pela primeira vez em Amazing Fantasy #15 (Espetacular Fantasia em tradução literal). Na época, o herói representou um ar de novidade na indústria. Com seu sentido aranha, lançadores de teia e uniforme único, rapidamente ganhou a atenção do público.

Mas, o conceito visual do personagem quase foi bem diferente do qual conhecemos nos dias de hoje. Na época, Jack Kirby, conhecido por criar heróis como o Capitão América e grupos como o Quarteto Fantástico e os X-Men, criou o seu próprio design de personagem para o herói.

Durante o processo criativo, enquanto Ditko idealizou a maioria dos poderes do Cabeça de Teia, Kirby pensou que o seu traço mais marcante seria uma arma que atirasse teias.

Em um artigo publicado em 2002, Ditko comentou sobre a divergência criativa, dizendo que o uniforme era o mais importante para o herói.

“O uniforme é o que há de importante. Estava receoso sobre o design abstrato no peito. O que há de mais próximo dele é o que vemos no Homem-Formiga. O Homem-Aranha do Kirby também tinha uma arma de teia, nunca vista em uso.”

Além da arma, o visual de Kirby também tinha semelhanças com o uniforme do Capitão América, desde botas militares até os padrões de calça, sinto e luvas.

Arte compara a criação de Kirby com o design final feito por Ditko

No fim, Ditko preferiu seguir com uma ideia mais elaborada, escondendo completamente o rosto do herói e, junto, adicionando um padrão em forma de teia em todo seu uniforme.

Talvez a grande pergunta é como a arma idealizada por Ditko funcionaria. Seria ela uma arma de fogo comum ou apenas um meio de prender bandidos em armadilhas feitas de teia?

Aproveite e continue lendo: