Através do Aranhaverso: Produtor se esquiva de questão sobre más condições de trabalho no filme
Através do Aranhaverso: Produtor se esquiva de questão sobre más condições de trabalho no filme
Denúncias surgiram pouco após o lançamento do filme.
Lançado há alguns meses, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso veio para dar continuidade à saga que se iniciou em 2018, com o lançamento do primeiro filme. Cheio de momentos emocionantes e catárticos, o longa dá um mergulho mais profundo na jornada de Miles Morales e o leva em uma aventura pelo Multiverso. No entanto, nem tudo são flores, já que diversos membros da equipe técnica denunciaram más condições de trabalho na produção.
O tópico foi motivo de discussões nas redes sociais, chamando atenção para o fato de que vários estúdios e empresas de produção exploram seus funcionários, com prazos apertados e uma rotina exaustiva de trabalho. O assunto ainda reverbera entre os fãs, e a Variety recentemente fez uma entrevista com Phil Lord, um dos produtores e roteiristas do longa, questionando-o sobre as graves acusações.
Em resposta, Lord se desviou do assunto e disse ter muito orgulho do trabalho empregado na realização do filme:
“No que diz respeito a ‘Aranhaverso’, foi um filme muito difícil de se fazer. Estamos realmente orgulhosos do quão duro todos trabalharam, e certamente havia muitas demandas. Mas estamos muito orgulhosos da equipe técnica e de tudo que eles fizeram aqui.”
As primeiras denúncias de más condições de trabalho vieram em junho, pouco após o lançamento do filme. Foi dito que mais de 100 profissionais se demitiram após serem colocados em uma rotina insana de finalização da animação, e Lord foi apontado como um dos principais culpados pelo ambiente tóxico de trabalho.
Tendo feito um enorme sucesso, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é, até agora, a 2ª maior bilheteria de um filme de super-heróis em 2023, atrás apenas de Guardiões da Galáxia Vol. 3. Sabemos que o filme ainda terá uma sequência, que encerrará a trilogia de Miles Morales, mas cuja produção está paralisada indefinidamente graças à greve dos roteiristas e atores de Hollywood.
Em Através do Aranhaverso, cerca de um ano após a trama do primeiro filme, Miles Morales se vê em maus lençóis, conforme tenta impedir um vilão capaz de abrir buracos no Multiverso. No entanto, suas ações chamam a atenção da Sociedade-Aranha, uma comunidade composta por vários Aranhas de diferentes realidades – e Miles terá que correr contra o tempo para evitar uma tragédia em sua vida.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso ainda não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Abaixo, veja também: