Homem-Aranha Através do Aranhaverso é banido dos Emirados Árabes, entenda
Homem-Aranha Através do Aranhaverso é banido dos Emirados Árabes, entenda
Especula-se que motivo tenha a ver com as políticas anti-LGBTQIA+ do país.
Lançado no começo do mês, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso chegou com os dois pés na porta, se tornando uma das continuações mais aclamadas para um filme de super-heróis – e estabelecendo as pistas para o que acontecerá no terceiro filme da franquia, Além do Aranhaverso. No entanto, o longa acaba de ser banido em um dos países mais importantes do Oriente Médio.
De acordo com a Variety, Através do Aranhaverso acaba de ser banido nos Emirados Árabes, após o filme não se encaixar nas políticas da censura local. Até o momento, não foi dado nenhum motivo oficial para a proibição da obra, embora se especule que tudo tenha a ver com uma cena no quarto de Gwen Stacy.
Em dado momento, quando visitamos o universo da Gwen-Aranha no começo do filme, podemos ver a bandeira da comunidade transgênero em seu quarto, com os dizeres “Protect Trans Kids” (Proteja Crianças Trans), o que é uma referência à perseguição política da comunidade trans, que tem se intensificado nos últimos meses.
O banimento aconteceu apenas uma semana antes da estreia prevista do filme no país. Ainda não sabemos se a Sony vai acatar às ordens dos Emirados Árabes e talvez cortar a cena ou borrar a bandeira.
Enquanto isso, Através do Aranhaverso continua sendo um sucesso mundo afora. No último final de semana, o filme bateu a marca de US$ 415 milhões nas bilheterias mundiais e atualmente é o sétimo filme mais lucrativo do ano.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso está em cartaz nos cinemas.
Abaixo, confira também: