O que aconteceu com Heather O’Rourke, estrela de Poltergeist morta aos 12 anos em circunstâncias misteriosas?
O que aconteceu com Heather O’Rourke, estrela de Poltergeist morta aos 12 anos em circunstâncias misteriosas?
Erros médicos ou maldição da franquia?
Em 1982, chegava aos cinemas um dos filmes de terror mais influentes da história. Poltergeist: O Fenômeno foi dirigido por Tobe Hooper e contou com roteiro e produção de ninguém menos que Steven Spielberg. Contudo, a franquia posteriormente ficou conhecida por suas histórias macabras nos bastidores e pela súbita morte de Heather O’Rourke, atriz mirim que participou de todos os filmes da trilogia original.
Mas afinal, quem foi Heather? Quais foram as causas de sua morte precoce? Ela tinha algum problema de saúde ou sofreu com a suposta maldição da franquia?
Heather nasceu em dezembro de 1975, filha de uma costureira e um carpinteiro. Certo dia, ela estava almoçando com sua mãe quando foi notada por um certo Steven Spielberg, que logo insistiu para que ela fizesse os testes para um papel em Poltergeist. Impressionados com a aparência e atuação da garota, os produtores a contrataram para fazer o papel de Carol Anne Freeling, a filha mais nova de uma família atormentada por forças sobrenaturais.
Após o grande sucesso do primeiro filme, O’Rourke ainda retornou para as duas continuações, lançadas em 1986 e 1988, respectivamente. Porém, sua vida teve um fim trágico em fevereiro de 1988, quando ela foi levada às pressas para o hospital e sofreu duas paradas cardíacas, falecendo aos 12 anos de idade.
As circunstâncias da morte de Heather foram bem estranhas e ajudaram a alimentar os rumores de que havia uma espécie de maldição sobre os filmes de Poltergeist – até porque ela não foi a única integrante do elenco a morrer no período próximo ao lançamento dos filmes.
O que se sabe é que a atriz contraiu giardíase da água de poço da casa onde morava com seus pais, e posteriormente foi diagnosticada com Doença de Crohn, uma inflamação crônica dos intestinos. No dia 31 de janeiro de 1988, ela começou a exibir sintomas de gripe e foi levada ao hospital, mas no caminho, teve uma parada cardíaca. Os médicos conseguiram reanimá-la e constataram que ela tinha estenose intestinal.
Por conta disso, ela teve que fazer uma cirurgia de emergência, e acabou sobrevivendo à operação, mas logo depois teve outra parada cardíaca e, após os médicos tentarem reanimá-la por trinta minutos, foi declarada morta. Nos anos seguintes, foi revelado que a causa da sua morte era a estenose congênita do intestino, agravada por choque séptico.
No entanto, Daniel Hollander, o chefe do departamento de gastrenterologia na Universidade da Califórnia, disse que as circunstâncias da morte da atriz eram “muito incomuns”, uma vez que ela nunca demonstrou sintomas mais graves da estenose congênita (um estreitamento das paredes do intestino).
Você pode assistir Poltergeist: O Fenômeno no HBO Max.
Abaixo, veja também: