Harry Potter: Steven Spielberg explica por que recusou dirigir o primeiro filme da franquia

Capa da Publicação

Harry Potter: Steven Spielberg explica por que recusou dirigir o primeiro filme da franquia

Por Jaqueline Sousa

A adaptação de Harry Potter e a Pedra Filosofal chegou às telonas em 2001, garantindo que a obra literária de J. K. Rowling se consolidasse na cultura pop como uma franquia extremamente rentável. O filme foi dirigido por Chris Columbus, que retornou ao universo do Menino Que Sobreviveu em a Câmara Secreta, mas o projeto poderia ter parado nas mãos de um dos cineastas mais consagrados dos últimos tempos: Steven Spielberg.

O próprio Spielberg comentou sobre o assunto durante uma entrevista ao Reliance Entertainment. Embora tenha recebido a proposta para comandar a direção da adaptação de A Pedra Filosofal, o cineasta acabou recusando a oportunidade por questões pessoais. Isso porque, de acordo com Spielberg, na época ele enfrentou um conflito parecido com aquele apresentado em seu novo filme, Os Fabelmans, no que diz respeito ao dilema entre arte e família.

Dirigida por Chris Columbus, a adaptação de A Pedra Filosofal consolidou Harry Potter como uma franquia.

“O significado sobre [o conflito entre] arte e família, que vai partir você ao meio aconteceu comigo uma vez, depois que eu já tinha me estabelecido como um cineasta, como um diretor em atividade”, contou Spielberg ao Reliance Entertainment. O diretor, então, lembrou do momento em que se recusou a dirigir o primeiro filme de Harry Potter porque estava iniciando sua família com a esposa, Kate Capshaw.

“A escolha que tive que fazer foi a de aceitar um emprego que me levaria para outro país por quatro ou cinco meses, onde não veria minha família todos os dias. Foi uma experiência devastadora. Existiram vários filmes que decidi não fazer. Recusei o primeiro longa de Harry Potter para, basicamente, passar o próximo ano e meio com a minha família e ver meus filhos crescendo.”

Spielberg completou dizendo que não se arrepende da decisão. “Eu sacrifiquei uma grande franquia, e hoje, olhando para trás, estou muito feliz de ter feito isso para estar com a minha família”, afirmou o diretor. Para quem já tinha filmes como Tubarão (1975), E.T.: O Extraterrestre (1982) e as franquias Indiana Jones e Jurassic Park no currículo, a escolha de Steven Spielberg é bastante compreensível.

Aproveite também: