Harry Potter: Como funciona o sistema de pontos de Hogwarts?
Harry Potter: Como funciona o sistema de pontos de Hogwarts?
Entenda como são contabilizados os pontos retirados e adicionados na escola
Estudar em Hogwarts é um dos maiores sonhos de todo fã de Harry Potter que se preze. A escola possui vários sistemas únicos que encantaram os expectadores e um dos mais conhecidos dentre eles se trata do sistema de pontos das casas que pode render aos seus membros um grande prêmio ao fim do ano letivo: a Taça das Casas.
O sistema de pontos é explicado nos livros pela professora Minerva McGonagall que adverte aos novatos que suas atitudes na escola renderão pontos para suas casas. Se fizerem atos louváveis receberão um acréscimo de pontos e se quebrarem regras esses pontos serão subtraídos das somas de suas casas.
Esses pontos ficam expostos para que todos vejam em ampulhetas mágicas que contabilizam a quantidade por meio de jóias que são adicionadas e retiradas de acordo com os pontos recebidos ou perdidos. Para a Lufa-Lufa são usados diamantes amarelos, para a Sonserina são usadas esmeraldas, para a Corvinal são usadas safiras e para a Grifinória são usados rubis.
Os pontos podem ser retirados e adicionados por funcionários da escola e também por monitores, ainda que um monitor não possa subtrair pontos de outro monitor por exemplo. Essa regra foi suspensa na época em que Dolores Umbridge instituiu a Brigada Inquisitorial, mas quando ela deixou o posto de administradora de Hogwarts isso voltou ao normal.
Toda a verificação dos pontos é feita através de magia e assim que uma pessoa habilitada concede ou retira os pontos em questão eles são automaticamente ajustados nas ampulhetas. Ao fim do letivo, assim como frisado por Minerva no início, a casa que tiver mais jóias em sua ampulheta leva a Taça e é considerada a campeã daquele ano.
Mas e você? O que acha que aconteceria se esse esquema fosse implementado nas escolas da vida real? Divida sua opinião com a gente nos comentários!
Aproveite e confira também: