Guardiões da Galáxia Vol. 3: James Gunn explica inspirações por trás da cachorrinha Cosmo
Guardiões da Galáxia Vol. 3: James Gunn explica inspirações por trás da cachorrinha Cosmo
A boa garota roubou a cena.
Guardiões da Galáxia Vol. 3, novo projeto da Marvel Studios, é um filme animal. Não apenas levou o público às lágrimas ao contar o dramático passado do guaxinim Rocket Racoon como também apresentou uma forte veia cômica com a carismática cachorrinha astronauta Cosmo, interpretada por Maria Bakalova. Em entrevista exclusiva, James Gunn explica como surgiu a inspiração para a personagem.
Cosmo esteve presente desde o primeiro longa como uma referência sutil para os fãs dos quadrinhos, escondida entre o mar de easter eggs do acervo do Colecionador. Somente durante o Especial de Festas, adicionado ao Disney+ em novembro de 2022, que a mascote entrou de vez para a equipe com maior destaque, algo que o diretor vem tentando fazer há um bom tempo.
“Eu sempre quis puxar a Cosmo, mas eu simplesmente não sabia como iria fazer. Ter a Cosmo no Vol. 3 fazia sentido já que era natural que ela aparecesse, porque os Guardiões compraram Lugar Nenhum do Colecionador,” explica Gunn. “Então conseguir transformar ela em um personagem de verdade foi importante.”
Para o diretor, sua personalidade deveria refletir a empolgação de cachorro comum, do tipo que gosta de brincar de pegar bolinhas e ser reconhecido como um bom garoto, porém com um toque de sagacidade. E a maneira de representar visualmente esse equilíbrio foi buscando inspiração em uma das raças mais populares da atualidade.
“Eu sabia que eu queria um cachorro do tipo golden retriever ou um labrador retriever,” conta Gunn. “Havia um golden retriever no set de filmagens chamado Slate que era nosso substituto para os testes de luz e tudo mais. Só que você nunca vê Slate no filme, porque a Cosmo é toda construída em computação gráfica, feita de maneira fantástica pela FrameStore. Mas Slate era o cachorro no set e Slate era um amorzinho e simplesmente um cãozinho muito divertido de se ter por perto.”
A escolhida para encarnar todo o otimismo de Cosmo foi a búlgara Maria Bakalova, uma grande fã de Guardiões da Galáxia. Segundo Gunn, a atriz apresenta várias qualidades que lembram tudo o que mais amamos nos cachorros — o que chamamos aqui no Brasil de “labrador humano”.
“Maria é sempre muito doce e de bom coração, e muito aberta com suas emoções, muito exuberante e muito empolgada,” conta. “Fizemos uma longa busca pela Cosmo e testamos muitas atrizes diferentes. A Maria simplesmente entendeu o que estávamos querendo para essa personagem.”
Guardiões da Galáxia Vol. 3 estreou dia 4 de maio somente nos cinemas.
Leia também: