GTA VI: Justiça interna hacker preso por vazamentos em prisão hospitalar perpétua
GTA VI: Justiça interna hacker preso por vazamentos em prisão hospitalar perpétua
Jovem usou uma TV, um smartphone e um Amazon Firestick para invadir servidores da Rockstar
Dias após o escandaloso vazamento de Wolverine, da Insomniac Games, a justiça condenou um hacker de 18 anos em resposta à invasão de outro gigante estúdio de jogos: a Rockstar Games de GTA VI. Arion Kurtaj, diagnosticado com autismo, foi sentenciado a prisão hospitalar por tempo indeterminado, até que os médicos avaliem que o jovem não representa um perigo para a sociedade (via BBC).
De acordo com as informações mais recentes ouvidas pela corte, Kuraj tem sido violento durante a sua custódia na polícia, com dúzias de relatos de agressões e danos a propriedade. O tribunal decidiu por sua reclusão perpétua após um relatório médio indicar sua intenção de voltar a cometer crimes cibernéticos assim que voltar a liberdade, sem indícios de qualquer arrependimento.
Em 2022, ainda com 17 anos, o jovem foi preso preventivamente ao ser reconhecido como um importante membro da gangue cibernética Lapsus$. Além da invasão aos servidores da Rockstar, que resultou na divulgação ilegal de 90 vídeos do game, o grupo também é investigado por ataques à Nvidia e a Uber que somam um prejuízo de aproximadamente U$10 milhões.
Kuraj estava, inclusive, sob os cuidados da polícia em um hotel quando invadiu os servidores da Rockstar Games. Com o seu computador confiscado, o jovem improvisou com os aparelhos do próprio hotel uma estação hacker, combinando uma TV, um Amazon Firestick (aparelho equivalente ao Google Chromecast) e um smartphone para simular um computador.
Além de Kuraj, outro membro também foi preso, com uma sentença de 18 meses em um centro de reabilitação para jovens delinquentes. Por ser menor de idade, sua identidade não foi revelada.
Leia também: