Greve em Hollywood: Sindicato dos roteiristas retoma negociações com estúdios 

Capa da Publicação

Greve em Hollywood: Sindicato dos roteiristas retoma negociações com estúdios 

Por Jaqueline Sousa

Após meses desde o início da greve de roteiristas em Hollywood, o Writers Guild of America (WGA) retomou as negociações com a AMPTP, a representante dos estúdios estadunidenses de cinema e TV, nesta quarta-feira (20). O encontro contou com a presença de CEOs de grandes corporações, como Bob Iger (Disney), Ted Sarandos (Netflix), David Zaslav (Warner Bros. Discovery) e Donna Langley (Universal), em uma reunião descrita como “muito encorajadora” por uma fonte que esteve no local (via Deadline).

Com data marcada para serem retomadas nesta quinta-feira (21), tudo indica que as negociações foram bastante promissoras. De acordo com uma das fontes ouvidas pelo Deadline, houve um “progresso incrível” durante a conversa, um cenário positivo se levarmos em consideração os últimos encontros entre ambas as partes, que não resultaram em finais favoráveis ao fim da greve.

Apesar de não existirem maiores detalhes sobre o que foi discutido na reunião desta quarta-feira, a expectativa é que o novo encontro dê continuidade às negociações e, consequentemente, proporcione a firmação de um contrato que atenda às demandas trabalhistas do WGA, como pagamentos de residuais, regulamentação de inteligência artificial e salários justos.

Sindicato dos roteiristas e estúdios retomam negociações.

Em comunicado oficial, feito em conjunto, o WGA e o AMPTP foram sucintos, afirmando que “se reuniram para negociar hoje e se encontrarão novamente amanhã”.

Com início em maio deste ano, a greve dos roteiristas já está em seu quarto mês de atividade, o que significa que o setor segue paralisado por tempo indeterminado. Em vista disso, as produções de vários filmes e séries foram interrompidas, um cenário que aumentou de proporção quando o SAG-AFTRA, o sindicato dos atores, também aderiu à greve.

Vale ressaltar que, ao contrário do que vem acontecendo com os roteiristas, ainda não há previsão para que a AMPTP retome as negociações com a associação que representa os atores estadunidenses.

Aproveite também: