Greve em Hollywood: Detalhes sobre nova proposta dos estúdios ao Sindicato de Roteiristas são revelados
Greve em Hollywood: Detalhes sobre nova proposta dos estúdios ao Sindicato de Roteiristas são revelados
Em reunião com o Sindicato de Roteiristas, a representante dos estúdios de cinema e TV de Hollywood propôs novos acordos
Com início em maio deste ano, a greve de roteiristas continua a todo vapor em Hollywood. As paralisações já ultrapassaram o marco de 100 dias sem respostas positivas da Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), a representante dos estúdios de cinema e TV estadunidenses, à medida que novas reuniões acontecem entre ambas as partes. O último encontro aconteceu no dia 11 de agosto, e a AMPTP aproveitou para divulgar mais detalhes sobre o que a associação está propondo para o Writers Guild of America (WGA).
Entre as pautas abordadas na nova proposta da associação que representa os estúdios nos EUA, há menções para pagamentos de residuais, regulamentação do uso de Inteligência Artificial e transparência de dados em serviços de streamings (via The Hollywood Reporter).
Na proposta, os estúdios garantem banir qualquer conteúdo produzido por IA por não ser “material literário”, mas incluem um adendo que oferece certas proteções quando algum conteúdo for classificado como “produzido por IA” e que não tenha sido publicado anteriormente. A oferta também diz que qualquer material feito por Inteligência Artificial não será usado como “base para desqualificar os direitos” do roteirista.
Além disso, os estúdios propõem que serviços de streaming divulguem relatórios trimestrais que detalham as horas de visualização de suas produções, apresentando uma maior transparência de dados aos roteiristas.
O documento foi divulgado logo após o encontro que reuniu o WGA e alguns dos principais CEOs de grandes estúdios, como Bob Iger (Disney) e Ted Sarandos (Netflix). Na visão da AMPTP, o acordo faz uma “oferta que representa o maior aumento salarial para roteiristas em 35 anos”.
De acordo com Carol Lombardini, a presidente do AMPTP, a prioridade da associação é encerrar a greve para que a indústria volte a fazer “o que faz de melhor”. Lombardini também afirmou que a nova proposta dos estúdios “atende às preocupações prioritárias expressadas pelos roteiristas” e que espera que o WGA “trabalhe para chegar a mesma resolução”.
Em resposta, o WGA afirmou que a nova proposta apresentada pela AMPTP não quer “barganhar e, sim, desestabilizar” a união do Sindicato diante das reinvindicações. Apesar da expectativa para solucionar a questão de maneira satisfatória, tudo indica que a greve ainda vai perdurar por um bom tempo até que os estúdios atendam devidamente aos pedidos do grupo.
Aproveite também: