Greve em Hollywood: Produtores de filmes independentes expressam preocupação com burocracia do sindicato de atores
Greve em Hollywood: Produtores de filmes independentes expressam preocupação com burocracia do sindicato de atores
Produtores temem por filmes em estágio inicial
A greve dos atores e roteiristas em Hollywood ganhou mais um capítulo. No final do mês passado, o SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores) começou a considerar exceções para a paralisação absoluta da categoria no caso dos estúdios independentes. Contudo, a burocracia do processo vem preocupando produtores de uma possível escassez de produções independentes nos próximos anos.
Para os executivos de estúdios independentes, as negociações com os agentes dos atores tem demorado um tempo excessivo para chegarem a uma definição. Por decisão do sindicato, as aprovações passam por mais etapas do que de costume, exigindo a apresentação de documentos que só costumam ser finalizados em estágios mais avançados do desenvolvimento de um filme, em condições normais.
O maior receio é que, com atraso para definir os elencos de seus futuros lançamentos, as produtoras percam os prazos dos principais festivais do mercado, como o Toronto Film Festival de setembro. Estes eventos funcionam como as principais vitrines para atrair investimento e distribuição de seus filmes.
Laura Lewis, fundadora e CEO da Rebelle Media, uma empresa que financia projetos independentes no cinema, falou sobre a frustração com as negociações com o Sindicato dos Atores (via Deadline):
“Se todos nós atrasarmos na hora de fechar projetos, isso terá um efeito cascata na produção neste outono e inverno, e no início do próximo ano. Se você não consegue fechar, não consegue concluir seu financiamento. Filmes independentes tem tudo a ver com quem é o seu elenco.”
Rob Paris, presidente da Rivulet Films, apresentou ao Sindicato um processo alternativo para a aprovação dos projetos indies que entram na exceção estabelecida pelo grupo. O executivo sugere resumir a aprovação inicial a um único documento em que o produtor se comprometa a cumprir três condições.
Deste modo, para um filme conseguir continuar com seu processo de desenvolvimento, bastaria que o produtor não tivesse envolvimento com a AMPTP (instituição dos grandes produtores de Hollywood), prometesse não se envolver com a associação até o final da greve e assumir o compromisso de se tornar signatário completo do projeto.
Um porta-voz do SAG-AFTRA reforçou a necessidade do pedido de signatário para aprovar apenas projetos verdadeiramente independentes. Os produtores afirmam apoiar totalmente um rigoroso processo signatário para garantir que tudo esteja em ordem antes do início da produção. Mas também destacaram que acelerar o processo de acordos provisórios de elenco é crucial para impulsionar os projetos.
Contudo, conforme a greve progride, outros obstáculos surgem para os produtores de filmes independentes. Há algumas semanas, o SAG-AFTRA alterou sua política de acordo provisório para excluir projetos cobertos filmados nos EUA, à pedido do Sindicato dos Roteiristas em respeito a sua greve. Com isso, muitos projetos precisarão ser movidos para o Canadá e outros lugares, aumentando os custos de produção.
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