Greve dos Atores continua conforme estúdios não abrem mão de usar IA, inclusive de atores falecidos
Greve dos Atores continua conforme estúdios não abrem mão de usar IA, inclusive de atores falecidos
Estúdios e atores continuam discordando em questões relacionadas à inteligência artificial!
Na última semana, os estúdios e plataformas de streaming ofereceram sua “última, melhor e final” oferta para que a greve dos atores possa ser finalizada e as atividades em Hollywood possam retomar. No entanto, tudo indica que ainda teremos um bom tempo de paralisação pela frente, conforme os executivos continuam se recusando a atender as demandas relacionadas ao uso de inteligências artificiais.
De acordo com diversas fontes envolvidas na negociação e entrevistadas pelo The Hollywood Reporter, os atores e os estúdios continuam discordando na resolução final da greve, em grande parte porque a AMPTP – a Associação dos Produtores de TV e Cinema – continua planejando recriar figurantes em IA.
Segundo o site, os estúdios querem assegurar que os atores de Classe F – membros do sindicato que recebem cerca de US$ 32 mil por episódio de TV e US$ 60 mil por filme – tenham seus corpos escaneados para serem utilizados em outros projetos, através do uso de inteligências artificiais.
Em resposta ao pedido do THR por uma declaração, representantes do Sindicato dos Atores disseram:
“Essa é uma das maiores razões pelas quais o SAG não aceitou a ‘última, melhor e final’ oferta feita pela AMPTP. Nós não podíamos deixar que essa linguagem continuasse. Isso é gigante. Todos os atores de classe A, B, C, D e E, todos os profissionais mais bem-pagos – que acham que isso é uma greve por salários mínimos, eles precisam saber que fazem parte dessa luta. Eles têm que saber que isso é para protegê-los. Essa é a sua greve, e nós finalmente percebemos quem está ameaçado. As pessoas que lançaram campanhas para aceitarmos a oferta – elas estariam f*didas se aceitássemos esse acordo com [essas cláusulas] ali.”
O SAG-AFTRA continua lutando em prol de compensações para atores que tiverem seus corpos escaneados, além de exigir que o AMPTP busque o consentimento dos artistas. A proposta atual da AMPTP prevê que os estúdios podem usar imagens e capturas de movimentos de atores falecidos, sem o consentimento de sua família ou patrimônio.
Com isso, a greve se estende mais um pouco, até que os estúdios e plataformas de streaming decidam atender todas as demandas de seus funcionários. Isso deve levar a uma nova leva de adiamentos, com alguns projetos anunciados para o ano que vem ameaçados – como Deadpool 3 e Duna: Parte 2, que já foi adiado.
Vale lembrar que os roteiristas conseguiram ter todas as suas demandas atendidas, o que resultou no fim da greve da categoria. A greve dos atores, por sua vez, teve início em 14 de julho deste ano, o que significa que, na semana que vem, estaremos entrando no quarto mês de paralisação da classe.
Ainda não há sinal de quando a greve dos atores será encerrada.