Mais greve? Artistas de efeitos especiais da Marvel iniciam processo para entrar em sindicato

Capa da Publicação

Mais greve? Artistas de efeitos especiais da Marvel iniciam processo para entrar em sindicato

Por Gabriel Mattos

Após movimentações dos roteiristas e atores, os artistas de efeitos especiais são a mais nova categoria a intensificar a luta de classes contra os grandes estúdios por melhores condições de trabalho. Nesta segunda (7), equipes de efeitos especiais da Marvel Studios abriram um requerimento para que a empresa reconheça o sindicato da categoria (via Vulture).

Cerca de 50 funcionários se uniram na última tarde para entrar com um pedido diante do Conselho Nacional de Relações de Trabalho estadunidense por uma eleição para serem representados pela Aliança Internacional dos Trabalhadores de Palco Teatral (IATSE). Os trabalhadores pedem caráter de urgência, para que a votação final aconteça já no dia 21 de agosto.

Público está careca de saber dos problemas da Marvel com efeitos visuais (C. Marvel)

Mesmo sem uma resolução imediata, a movimentação abre um precedente inédito na história da indústria estadunidense de entretenimento. As equipes de efeitos visuais ainda estão entre os poucos trabalhadores da área de produção cinematográfica que não possuem direitos trabalhistas, garantias salariais e proteção geral. E, caso o pedido dos funcionários da Marvel seja atendido, isso pode significar condições melhores para todos os trabalhadores do segmento em diferentes estúdios.

Tanto a grande maioria da equipe de efeitos visuais da Marvel quanto os representantes do IATSE demonstraram interesse em prosseguir com as negociações, o que significa que, a não ser que haja uma forte interferência da Disney, em breve o segmento estará sob proteção sindical, o que também garante direito à greve. No momento, IATSE luta pelos direitos de mais de 170.000 trabalhadores de produção das áreas de cinema, teatro e televisão, como artesãos, técnicos e cenógrafos.

Leia também: