Godzilla Minus One: Diretor confirma relação com filme do Studio Ghibli

Capa da Publicação

Godzilla Minus One: Diretor confirma relação com filme do Studio Ghibli

Por Gabriel Mattos

Godzilla é o monstro do momento. Entre a estreia da série do Apple TV+, Monarch: Legado de Monstros, e a futura chegada do filme americano Godzilla x Kong: Novo Império, o kaiju ainda tem um filme japonês para chamar de seu — Godzilla: Minus One, que traz uma abordagem mais tradicional da franquia. Em entrevista para o Inverse, o diretor Takashi Yamazaki revela que o filme tem uma estranha semelhança com Princesa Mononoke, um clássico do Studio Ghibli.

Segundo Yamazaki, mesmo sem perceber, o longa procurou no mesmo lugar da cultura japonesa a forma de encarar os seus monstros que a animação de Hayao Miyazaki.

“Você conhece Princess Mononoke? Sabe a forma que o filme começa? Isso é algo que eu só percebi depois que eu terminei Minus One e comecei a refletir sobre todo o processo. É bem específico da cultura japonesa e tem suas raízes tanto no Xintoismo e animismo, mas bem no começo de Mononoke, as pessoas tem que acalmar um espírito furioso. E eu queria criar Godzilla na mesma pegada,” explica o diretor.

Princesa Mononoke começa com uma batalha contra um espírito corrompido (Créditos: Ghibli)

Na animação do Studio Ghibli, o protagonista precisa enfrentar um espírito furioso com a destruição que os homens fazem em nome do progresso, corrompendo tudo o que toca. O poder devastador da criatura pode ser comparada à radiação de Godzilla, especialmente para um Japão Pós-Guerra. Yamazaki explica melhor essa relação.

“Queria que o Godzilla parecesse como a forma física de um tipo de energia negativa ligada ao medo, preocupações e desilusões das pessoas. Nós, humanos, não estamos necessariamente ali para matar o Godzilla. Nós estamos para acalmá-lo. Minus One é sobre por um nome e um rosto para algo assustador e convidar o público a acalmar essa presença negativa por meio da experiência compartilhada de assistir ao filme.”

Godzilla Minus One estreia em 14 de dezembro nos cinemas.

Leia também: