Gladiador 2: Figurantes do filme revelam que foram escaneados para IA sem consentimento
Gladiador 2: Figurantes do filme revelam que foram escaneados para IA sem consentimento
Diversos figurantes afirmaram terem sido escaneados sem seu consentimento!
Gladiador 2, filme dirigido por Ridley Scott, que traz no elenco grandes nomes como Paul Mescal e Pedro Pascal e teve sua produção paralisada devido a greve dos atores, acaba de se envolver em uma grande polêmica. Segundo reportagem do site Times of Malta, diversos figurantes, chamados de extras, foram escaneados para IA sem o seu consentimento.
Segundo a matéria, durante as filmagens a equipe chamou alguns dos figurantes e os levaram para uma sala com uma câmera diferente onde eles foram escaneados. Uma das pessoas que falou com o site disse que “Eles não explicaram porque eles estavam fazendo isso, nós pensamos que estavam nos levando para participar de outra cena”.
Ao chegar no local a produção comentava que aquilo iria servir para completar alguns buracos na multidão no coliseu, mas sem muita explicação de como funcionaria exatamente. A matéria do site cita um documento que tiveram acesso, que menciona que os produtores têm permissão para “gravar, fotografar, reproduzir e simular o nome, a voz e a imagem dos figurantes da forma que quiserem”.
Como os atores de Malta, onde a produção estava sendo filmada, não apresentam um sindicato, eles acabam tendo menos recursos para lidar com o escaneamento sem consentimento feito pela produção.
A greve dos atores teve início em julho e entre os vários pontos que o grupo está lutando, está o uso de Inteligência Artificial. O grupo luta para que sua imagem não seja escaneada para IA e utilizada sem seu consentimento, algo que pode reduzir muito o número de atores envolvidos em uma produção, já que a IA preencheria os espaços. Até o momento a greve segue em vigor, com as negociações atualmente paradas.
Confira também: