Gafanhoto Vermelha: Conheça a heroína da Marvel inspirada no Chapolin Colorado
Gafanhoto Vermelha: Conheça a heroína da Marvel inspirada no Chapolin Colorado
“Não priemos cânico!”
Com o lançamento de Besouro Azul, novo filme da DC Studios, o público resgatou outro grande herói latino da memória: o Chapolin Colorado. Apesar da semelhança no nome, o personagem de Roberto Goméz Bolaños não serviu de inspiração para o Besouro Azul. Porém, o Polegar Vermelho, como também é conhecido, influenciou a criação de um personagem da Marvel, a Gafanhoto Vermelha (Red Locust no original).
Criada em 2017 por Mark Waid e Humberto Ramos, Gafanhoto Vermelha foi introduzida em Campeões #9, quadrinho protagonizado por um grupo de jovens heróis formado por Ms. Marvel, Nova, Homem-Aranha, Viv Visão, Hulk e mais.
De San Diego, Califórnia, a jovem por debaixo da máscara de Gafanhoto é Fernanda Rodríguez. Assim como o Besouro Azul da DC, a Gafanhoto Vermelha possui uma armadura simbiótica originária de um povo antigo. O que difere os dois é que garota é descendente da Irmandade do Gafanhoto, um grupo centenário originário do povo asteca.
Desde a criação do artefato, ele foi passado para todos os primogênitos homens da irmandade — chamados de Fernando em homenagem ao primeiro rei da Espanha. Fernanda é a primeira mulher a carregar o manto, uma vez que sua mãe morreu antes de dar luz a um filho homem.
Mas, muito além de uma homenagem a cultura mexicana, a verdade é que a base para sua criação vai completamente de encontro ao Chapolin Colorado.
Por que ela se chama Gafanhoto Vermelha?
Em entrevista para o portal Cronica em 2017, Humberto Ramos contou que a heroína é uma homenagem a Roberto Gómez Bolaños, intérprete do Chaves e Chapolin.
“Quando criamos essa personagem, ela era para ser uma carta de amor ao México; Sou mexicano, cresci e ainda vivo aqui imerso na nossa cultura, é claro que os personagens de Roberto Gómez Bolaños acabam nos marcando, eles estão fortemente marcados em quem nós somos”, explicou Ramos.
Assim como o Polegar Vermelho, Fernanda possui antenas, além um uniforme vermelho e amarelo. E as semelhanças não param por aí.
No espanhol, “Chapulín” é o nome utilizado para gafanhotos comumente consumidos em certas áreas do México. Assim como o herói Chapolin, o inseto tem uma tonalidade vermelha, algo que fica em evidência também em seu nome com a palavra “Colorado”.
Tanto nome quanto a origem de Chapolin surgem com um tom cômico — uma brincadeira ao gênero de heróis —, mas o mesmo se tornou um exemplo em superar o medo e adversidade para ajudar a humanidade.
“Chapolin não tem as propriedades extraordinárias dos super-heróis: é tonto, desastrado e medroso. Mas também é um herói porque supera o medo e enfrenta os problemas e é aí que estão o heroísmo e a humanidade”, diz Bolaños no livro Chaves de um Sucesso.
Já a Gafanhoto Vermelho é construída sob moldes mais sérios, mas ainda carregando muito do sangue latino e concepção original do Chapolin. De acordo com Ramos, ele estava tão empolgado com a ideia que chegou a entrar em contato com Paulina Gómez Fernandéz, filha de Roberto Bolaños, para ter uma espécie de autorização para a homenagem.
“[…] então eu conversei com a Paulina Gómez Fernández. Deixei claro o que iria acontecer e que era uma referência ao Chespirito, uma homenagem, uma manifestação de amor ao México.”
Após ser introduzida a Marvel em 2017, a personagem se tornou uma adição fixa na equipe Campeões em 2019.
Aproveite e continue lendo: