Funcionários da Marvel Studios defendem Victoria Alonso após demissão e relatam problemas nos bastidores
Funcionários da Marvel Studios defendem Victoria Alonso após demissão e relatam problemas nos bastidores
Executiva não era a responsável pelos problemas de efeitos visuais da Marvel Studios.
Com uma trajetória de 17 anos na Marvel Studios, a recente demissão de Victoria Alonso pegou todos de surpresa. A produtora executiva era a principal responsável pelo setor de efeitos visuais. O motivo não foi oficialmente revelado, mas rumores de assédio e abuso de poder logo começaram a surgir. Entretanto, de acordo com um novo relatório da Variety, os rumores não poderiam estar mais errados.
O portal reuniu relatos de profissionais que atuaram ao seu lado em diversas áreas, de executivos a atores em ascensão. Todos defendem o comportamento exemplar de Alonso, a descrevendo como “profissional” e “solidária”.
“A ideia de uma executiva muito antiga aterrorizar artistas de baixo escalão, como alguns relatos insistem, me parece meio estranha,” apontou um artista veterano de efeitos especiais.
Tais relatos não foram confirmados por nenhuma fonte da imprensa e surgiram de membros anônimos do fórum Reddit. E apesar de certas acusações serem direcionadas especificamente para a executiva — com alegações de que manteria uma lista negra com artistas de efeitos visuais que “a enfureceram por algum motivo” — a maior parte das reclamações era direcionada ao intenso modelo de negócio adotado pela Marvel Studios após Vingadores: Ultimato.
“A série em que eu estava trabalhando realmente sofreu porque era uma personagem estabelecida cujos poderes estavam sendo repensados para o MCU,” relatou um artista anônimo de efeitos especiais ao portal. Segundo o mesmo, a grande reclamação da maioria de seus colegas era a mesma: “A Marvel não resolve m*rda nenhuma com antecedência”.
Por que Victoria Alonso foi demitida?
Fontes do portal confirmaram que o principal ponto de pressão relatado pelos funcionários era decorrente do aumento absurdo na quantidade de projetos, não só para o cinema, como também para a TV. Entre 2021 e 2022, a Marvel produziu a marca impressionante de 17 títulos ao longo de 23 meses. E era Alonso quem precisava correr atrás de coordenar o cronograma absurdo de pós-produção forçada pelos executivos de alto escalão.
Foram os executivos, de acordo com o portal, que pediram a demissão de Victoria Alonso. A produtora foi surpreendida, sem aviso prévio, após uma decisão de Alan Bergman, co-presidente da Disney responsável pela Marvel Studios.
Um consórcio teria sido reunido para discutir o assunto, incluindo o departamento legal da Disney, o departamento de recursos humanos da empresa e outros executivos. Em uma sinuca de bico, Kevin Feige decidiu não intervir, apesar de sua extensa relação com a executiva desde a fundação do estúdio.
Quem é Victoria Alonso?
Desde 2021, Alonso atuava no estúdio como presidente de pós-produção, efeitos visuais e animação. A executiva era mais conhecida por defender publicamente a inclusão dentro das produções da Marvel. Durante a polêmica envolvendo a Disney e o projeto de lei Don’t Say Gay, que acabou derrubando o antigo presidente da empresa, ela se posicionou afirmando que “Enquanto eu estiver na Marvel Studios, vou lutar por representatividade.”
Sua saída ocorre em um período conturbado para a Marvel, em que vários dos lançamentos sofreram duras críticas quanto a sua qualidade, em especial na área de efeitos visuais, pela qual Alonso era responsável. O estúdio ainda não anunciou uma substituta para a posição.
Leia também: