Friends: Roteirista diz que clima nos bastidores da série era “agressivo”

Capa da Publicação

Friends: Roteirista diz que clima nos bastidores da série era “agressivo”

Por Jaqueline Sousa

Lançada na década de 1990, a série Friends se consagrou como uma das sitcoms mais adoradas de todos os tempos. A história de um grupo de seis amigos que vivenciavam situações cômicas em Nova York conquistou o coração de muita gente por aí, mas os bastidores da produção não eram lá muito engraçados, segundo relatos da roteirista Patty Lin. Em seu livro de memórias End Credits: How I Broke Up With Hollywood (Créditos finais: Como Eu Terminei com Hollywood, em tradução livre), Lin relembra o período em que escreveu para o programa, afirmando que o clima no set de filmagens era “agressivo”.

Na obra (via Time), a roteirista explica que, apesar de ter ficado animada com a oportunidade de trabalhar na sétima temporada de uma das sitcoms mais famosas do mundo, durante os anos 2000, a experiência não foi muito agradável. Isso porque, segundo relatos de Lin, as estrelas de Friends (ela não cita nomes específicos em seu relato) “desperdiçavam propositalmente” piadas que não gostavam, uma ação que forçava os roteiristas a criarem versões alternativas do roteiro várias vezes.

“Inicialmente, eu fiquei animada de estar nas leituras de roteiro porque podia estar no mesmo lugar que o elenco, que era formado por grandes estrelas. Além disso, havia um café da manhã recheado. Mas a alegria de ver as grandes estrelas logo foi embora, assim como meu apreço pelo café da manhã. Os atores pareciam infelizes por estarem acorrentados a um programa antigo e cansado, quando eles poderiam apenas fazer outras coisas. Sentia que eles estavam constantemente se perguntando como cada roteiro poderia servir a cada um deles.”

Lin também lembrou que “diversas piadas boas eram descartadas apenas porque um deles tinha dito a frase com a cheia de bacon” e que faziam aquilo intencionalmente porque sabiam que os roteiristas “iriam reescrever” tais diálogos.

Roteirista diz que clima nos bastidores de Friends era “agressivo”.

Mas os problemas não acabavam por aí. Ainda segundo Patty, os ensaios no set de filmagens conseguiam ser mais dramáticos do que a leitura dos roteiros:

“Todo mundo sentada nos apartamentos de Monica e Chandler para discutir o roteiro. Essa era a primeira oportunidade dos atores expressarem suas opiniões, o que eles faziam com veemência. Raramente tinham algo positivo para dizer e, quando levantavam problemas, não sugeriam soluções cabíveis. Ao se verem como uma espécie de guardiões de seus personagens, eles muitas vezes argumentavam que eles nunca diriam isso ou aquilo. Às vezes, era útil, mas no geral essas sessões tinham um clima ruim e agressivo que não possuía aquela leveza das sitcoms.”

Exibida pela NBC entre 1994 e 2004, Friends foi um marco na carreira de Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, Courteney Cox, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer, os intérpretes de Rachel, Phoebe, Monica, Joey, Chandler e Ross, respectivamente. O programa fez tanto sucesso que, até os dias de hoje, é considerado uma das melhores séries de comédias de todos os tempos.

Aproveite também: