Framboesa de Ouro volta atrás e remove atriz mirim de votação para Pior Atriz
Framboesa de Ouro volta atrás e remove atriz mirim de votação para Pior Atriz
Após uma enxurrada de críticas, a premiação dos piores do ano decidiu retirar atriz de 12 anos da votação
O Framboesa de Ouro é uma das premiações mais polêmicas da indústria cinematográfica por “consagrar” as piores performances e produções de cada ano. Os indicados de 2023 já foram divulgados, mas a nomeação da atriz mirim Ryan Kiera Armstrong, na categoria de Pior Atriz, causou uma reação bastante negativa do público, o que fez com que o evento removesse a jovem da disputa.
A controvérsia envolvendo a indicação de Ryan Kiera Armstrong ao Framboesa de Ouro de 2023, que entrou na premiação por seu trabalho em Chamas da Vingança, a nova adaptação do livro A Incendiária, de Stephen King, foi justamente porque a artista tem apenas 12 anos. Assim, por mais que o filme não tenha arrancado elogios da crítica especializada e da audiência, muitas pessoas criticaram a organização do evento por ter nomeado uma criança ao prêmio de Pior Atriz.
Em resposta à forte recepção negativa, o Framboesa de Ouro voltou atrás e decidiu retirar o nome de Armstrong da categoria. O anúncio, feito no Twitter, citava um tweet do ator Devon Sawa, que foi um dos primeiros a criticar a escolha problemática da premiação.
Ator desde criança, Devon tinha dito que “O Framboesa é organizado por pessoas sem alma. Indicar uma criança de 12 anos? F*dam-se, eles. Essa criança pode se tornar incrível se você não atingir a mente dela”. O comentário foi excluído, mas não antes do perfil oficial do evento respondê-lo com a notícia de que Ryan não estava mais concorrendo ao prêmio.
O Framboesa de Ouro comunicou:
“Referente ao feedback (com o qual concordamos), o Framboesa de Ouro não incluirá Ryan Kiera Armstrong na votação final.”
In light of feedback (which we’ve come to agree with) the @RazzieAwards will not be including Ryan Kiera Armstrong on the final voting ballot. @DevonESawa
— The Razzie® Awards (@RazzieAwards) January 25, 2023
Em entrevista ao BuzzFeed News (via Yahoo! News), John Wilson, cofundador do prêmio de piores do ano, explicou que os membros votantes (cerca de 1.100) debateram a respeito da inclusão de Ryan Kiera Armstrong por conta de sua idade, mas decidiram respeitar o sistema de votação. “Acho que as pessoas que ficam chateadas com isso — nem sei como dizer isso. A raiva é interessante, talvez um tanto justificada, mas acho exagerada”, falou Wilson sobre as reações negativas.
Já a respeito do caso envolvendo a atriz mirim em específico, o cofundador do Framboesa de Ouro reconheceu que foi um erro. “A intenção era ser engraçado. Neste caso particular, parece que erramos. Eu admito isso”, afirmou.
O Framboesa de Ouro de 2023 acontece no dia 11 de março.
Aproveite também: