A história de como os Flintstones venderam cigarros nos anos 60
A história de como os Flintstones venderam cigarros nos anos 60
Marca de cigarros era um dos patrocinadores da série
“Winston tem o bom gosto que todo cigarro deveria”, diz o slogan dos cigarros que estamparam jornais, revistas, rádio e televisão americanos. O que poucos sabem é que, além da controversa frase, a marca Winston conseguiu levar seus cigarros até uma das famílias mais antigas da cultura pop: Os Flintstones.
Lançado em 1961, o comercial com mais de um minutos trazia Fred Flintstone e Barney Rubble assistindo suas esposas, Vilma e Betty, trabalhando. É quando os dois decidem dar uma pausa para descansar. Para compor o momento, Barney traz um cigarro Winston.
O vídeo ainda possui uma curta cena da própria Vilma fumando um Winston ao lado de seu marido, além da placa da cidade de Bedrock adaptada com a logo da empresa.
Confira:
Toda a situação parece fora de tom para o universo colorido de Os Flintstones, mas a verdade é que o desenho de 1960 da Hanna-Barbera não era, necessariamente, destinado para crianças.
O público-alvo da série animada da família que vivia na Idade da Pedra era o adulto, porém, não deixava de ser apropriado para o consumo infantil.
Outro ponto que pode causar desconforto no público de hoje é a forma como tratam o cigarro. Não apenas elogiam o seu sabor como incentivam o seu uso. Isso por que propagandas de cigarros apenas seriam proibidas em 1971, dez anos depois da produção deste comercial.
Porém, a parceria entre Os Flintstones e os cigarros Winston acabaria muito antes disso. A marca deixou de patrocinar o desenho quando Pedrita, filha de Fred e Vilma, nasceu e passou a compor o elenco principal da série, em 1963.
Aproveite e continue lendo: