Afinal, os filmes de Harry Potter se passam na década de 90 ou na década de 2000?
Afinal, os filmes de Harry Potter se passam na década de 90 ou na década de 2000?
Em que década os filmes de Harry Potter foram ambientados?
Harry Potter se tornou uma das franquias mais populares do cinema e do gênero de fantasia, tendo um total de 8 filmes que foram lançados em 10 anos – de 2001 a 2011 – se baseando nos livros de JK Rowling. Por mais que tenha feito sucesso na primeira década dos anos 2000, Harry Potter se passa na década de 90. Entenda o porquê!
Mesmo que o primeiro livro da franquia tenha começado a ser escrito em 1990, ele só foi terminado 5 anos depois e publicado em 1997. Como a autora passou o início dos anos 90 escrevendo o primeiro volume dessa história magnífica, ela utilizou o ano atual do período para ambientar sua fantasia.
A autora criou a história do menino bruxo com Harry Potter e a Pedra Filosofal. Depois do primeiro sucesso, Harry e seus amigos, assim como Hogwarts, continuaram a ser explorados por Rowling. Harry recebeu sua carta de aceitação em Hogwarts quando fez 11 anos e isso teria acontecido em 1991, a partir disso cada livro acontece durante um ano de sua escolaridade na Escola de Magia e Bruxaria. Logo: toda a série aconteceu durante a década de 90!
Apesar dos filmes terem adaptado a história uma década depois, podendo explorar a tecnologia que tomou conta do mundo e do cinema nos anos 2000, a presença de Rowling nos bastidores das produções de alguns filmes ajudou a manter a retratação de alguns eventos de forma semelhante aos livros, deixando de fora objetos como celulares e computadores, que se tornaram febre na época. (via ScreenRant)
No fim das contas, manter a ambientação na década de 90, mesmo pros filmes, foi uma ótima escolha, afinal: quem precisa de tecnologia em um mundo mágico onde bruxos e feiticeiros usam suas varinhas e entoam feitiços?
Confira também: