Quem é Falka? Tudo sobre a personagem de The Witcher
Quem é Falka? Tudo sobre a personagem de The Witcher
Tudo que você precisa saber sobre a personagem e sua conexão com Ciri
A terceira temporada de The Witcher trouxe diversos novos personagens para a história. Entre eles, um dos destaques foi a misteriosa Falka, que aparece apenas interagindo com Ciri em meio aos sonhos febris da garota – que, no fim, adota o nome da personagem ao se juntar aos Ratos.
Mas quem é Falka? Qual a história dela e sua relação com Ciri? A gente explica tudo neste artigo!
Quem é Falka nos livros?
Nos livros de Andrzej Sapkowski em que a série da Netflix se baseia, Falka é uma personagem histórica. O mesmo acontece na adaptação, como indicado na conversa da personagem com Ciri, quando a garota questiona os atos dela em vida, bem como sua reputação infame por atos terríveis.
Falka era a filha mais velha do rei Vridank, da Redania, e sua primeira esposa, Beatrix de Kovir. Ela teria se tornado a líder de uma sangrenta rebelião, se tornando cada vez mais notória – e, eventualmente, matando seu próprio pai e dois meios-irmãos, além da segunda esposa de seu pai, Cerro.
O motivo por trás da rebelião, que ocorreu predominantemente entre os reinos da Redania e Temeria, seria que a personagem, apesar de mais velha, foi deserdada por seu pai. Assim, ela perdeu o trono que seria seu por direito, o que a levou à tentativa de recuperar o trono. Com isso, nobres de nações como Temeria e Kovir chegaram a apoiar a rebelião a princípio, acreditando que Falka tinha razão em lutar por seu direito.
Apesar disso, a rebelião se tornou cada vez mais difícil de controlar, chegando a ser considerada a maior e mais sangrenta guerra que os Reinos do Norte haviam visto até então. É sugerido nos livros, inclusive, que a instabilidade dos rebeldes era tamanha que Falka pode não ter sido a responsável direta pela morte de sua família, e sim que ela teria perdido o controle da turba que a seguia, e que se tornou cada vez mais extremista.
Qual a conexão de Falka com Ciri?
Eventualmente, a rebelião declarou guerra também à Temeria, nação liderada pelo rei Goidemar e pela princesa Riannon – filha biológica de Lara Dorren adotada pela rainha Cerro, a segunda esposa do pai de Falka. Com a chegada da guerra ao reino, Riannon foi aprisionada, apesar de estar grávida, assim como a própria Falka. As duas deram à luz em datas próximas, com Riannon tendo um casal de gêmeos e Falka tendo uma filha bastarda.
Apesar de Riannon ter perdido a sanidade enquanto estava presa, Falka deixou seu bebê com ela, declarando que apenas rainhas eram dignas da honra de cuidarem de sua filha. Pouco depois, a rebelião acabou sendo extinguida, e sua líder foi capturada, julgada e condenada à fogueira. Na ocasião, Falka teria amaldiçoado todos os presentes, jurando que eles e seus descendentes sofreriam nas mãos de uma criança que carregaria o sangue dela.
Mas como tudo isso se conecta com Ciri? A resposta está relacionada aos três bebês, embora não exista uma explicação definitiva. Devido à condição de Riannon, após a rebelião não foi possível determinar qual das três crianças era filha de Falka, o que levou os três, Fiona, Amavet e Adela, a serem criados como trigêmeos.
A versão oficial apresentada no universo é de que Adela era a bastarda de Falka, o que foi determinado por feiticeiros pelo fato de ela não possuir o gene do Sangue Antigo. Mas personagens como Fenn contestam essa informação, indicando que Fiona seria a real filha de Falka – o que indicaria que a líder rebelde também teria o gene do Sangue Antigo, apesar de não ser uma descendente de Lara Dorren como Riannon.
Por causa das visões de Ciri e da maldição de Falka, além de sua escolha de adotar o nome dela no período em que está com os Ratos, é possível interpretar que a garota é descendente de Falka, com Fiona sendo a real filha da personagem e ancestral de Ciri. Ainda assim, em suas notas oficiais sobre a genealogia da série, Sapkowski confirma a versão apresentada como “oficial”, afirmando que Adela é realmente a filha de Falka – o que significaria que Ciri não é uma descendente da rebelde, e não há conexão direta entre elas além da influência das visões da garota.
Veja também: