Existe uma explicação do porque personagens de anime sempre anunciam seus ataques

Capa da Publicação

Existe uma explicação do porque personagens de anime sempre anunciam seus ataques

Por Flávia Pedro

Em animes shounen, a coisa mais comum em cenas de luta são os personagens atacarem depois de anunciarem seus próximos movimentos e isso resulta em ataques populares e adorados pelo público. Na prática, anunciar seus golpes deveria ser uma desvantagem, mas então, por que os autores e os estúdios insistem em colocar esses momentos no clímax das lutas?

O primeiro motivo é que em muitas artes marciais, vocalizar durante os ataques ajuda a amplificar os níveis de energia durante os movimentos, o que resulta em golpes bem mais potentes. Faz sentido isso ser levado aos animes, já que a atenção desses movimentos está ligado ao quanto de energia será despertada e direcionada ao inimigo. Além da cultura de passar as técnicas de geração em geração através de nomes específicos e marcantes. (via CBR)

Goku lançando o famoso “Kamehameha” em Dragon Ball Super

O segundo motivo está ligado a narrativa da história e como essa narrativa interfere no apelo cinematográfico das séries. Boa parte dos ataques tem nomes super elaborados e memoráveis que levantam o público e se tornam marcantes apesar da passagem dos anos, como por exemplo, o clássico “Kamehameha” do Goku, ou o “Final Flash” do Vegeta. Algumas vezes os ataques até são acompanhados das músicas temáticas dos personagens, como vemos em JoJo’s Bizarre Adventure.

O terceiro e último envolve principalmente os mangás, já que animes são as adaptações animadas dessas obras originais. Como os mangás são em preto e branco, acompanhar as lutas sem uma narração sobre quem está se movimentando ou atacando pode, muitas vezes, ser mesmo difícil. Então quando os personagens anunciam seus golpes, tornam mais fácil para o leitor identificar quem está se movimentando e como a luta está acontecendo.

Confira também: