Estúdios de TV estão suspendendo acordos criativos com roteiristas por causa da greve
Estúdios de TV estão suspendendo acordos criativos com roteiristas por causa da greve
Com início no dia 2 de maio, a greve dos roteiristas segue impactando a indústria televisiva
A greve dos roteiristas, que teve início na última semana, segue impactando o setor audiovisual de várias maneiras. Mesmo com um contexto e algumas reinvindicações diferentes da paralisação que ocorreu nos anos 2000, os profissionais seguem buscando melhorias de trabalho e acordos salariais mais justos, algo que está gerando diversas consequências na indústria, principalmente a televisiva. Uma das mais recentes diz respeito aos acordos criativos entre os estúdios de televisão e roteiristas: de acordo com o Deadline, as principais corporações do ramo estão suspendendo esse tipo de negócio com os profissionais.
Segundo informações coletadas pelo veículo, estúdios como o Warner Bros. Television, Universal Studios, CBS Studios e a Disney estão entre as empresas que estão enviando cartas para roteiristas e produtores com a notificação de que seus acordos de criação estão sendo suspensos. A Sony Pictures também adotou a medida, transmitindo a notícia em conversas informais com os respectivos representantes.
O Deadline informa que as cartas começaram a ser enviadas entre os dias 4 e 5 de maio, pouco tempo depois do início da greve, mas que a suspensão dos contratos já vale a partir do dia 2, o dia em que a greve organizada pela Writers Guild of America (WGA) começou. Embora a suspensão de contratos seja considerada uma prática padrão para os estúdios diante da greve, os profissionais temem uma potencial rescisão dos contratos no futuro.
Para aqueles que não conhecem o termo, um acordo criativo (ou overall deals, em inglês) é uma negociação entre um estúdio e o criador de determinada obra em que a empresa compensa financeiramente o dono do produto para possuir as ideias criadas. Isso significa que qualquer tipo de ideia que apareça durante a vigência do contrato pertence ao estúdio que o possui. Além disso, mesmo que a corporação rejeite esse projeto por qualquer motivo que seja, ele não pode ser comprado por outro estúdio.
Lembrando que a suspensão dos acordos criativos acontece logo após a exigência, por parte dos grandes estúdios, de que roteiristas que atuem como produtores — os showrunners — continuem exercendo o cargo de produção durante a greve da WGA. Enquanto isso, a expectativa é que séries de TV sejam paralisadas, embora produções como A Casa do Dragão e O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder continuem dando andamento às filmagens apesar da greve.
Aproveite também: