Os episódios de Black Mirror se passam no mesmo universo? Veja os motivos que sustentam essa teoria
Os episódios de Black Mirror se passam no mesmo universo? Veja os motivos que sustentam essa teoria
Será que todos os personagens que já passaram pelo programa vivem no mesmo universo?
Popularmente conhecida por suas críticas à tecnologia e seu humor sombrio, a série Black Mirror retornou recentemente à Netflix com sua sexta temporada. A nova leva de episódios já está movendo discussões na internet e, apesar de cada episódio do programa contar uma história diferente, o público sempre notou algumas similaridades ou referências entre eles. Seria isso, então, um indício de que todos os capítulos são ambientados no mesmo universo? Há uma teoria que pode sustentar essa ideia.
Se você continua acompanhando Black Mirror, sabe que o programa britânico é uma antologia, ou seja, cada episódio acompanha personagens e premissas distintas sem ligação com o capítulo anterior. Ainda assim, há certas tecnologias, que muitas vezes beiram ao absurdo (ou não, dependendo da sua análise), bastante semelhantes em histórias diferentes, o que pode significar que tudo que acontece na produção faz parte de um universo compartilhado.
O especial White Christmas, por exemplo, na segunda temporada de Black Mirror pode ser o maior sinal disso. Na trama, acompanhamos a trajetória de Joe Potter (Rafe Spall), que acabou atrás das grades após matar um homem e, indiretamente, causar a morte da filha de sua ex-namorada. Em determinado momento, Joe está assistindo ao programa Hot Shot, o mesmo que aparece em Fifteen Million Merits, o segundo episódio da primeira temporada.
Há também outro elemento em White Christmas que faz referência ao episódio Nosedive, da terceira temporada de Black Mirror. Nele, vemos os personagens usando uma rede social em que os usuários classificam os perfis uns dos outros usando um sistema de cinco estrelas (via CBR).
Não há uma oficialização a respeito do assunto, mas, se levarmos em consideração as referências e as similaridades entre as tecnologias que já apareceram ao longo dos episódios de Black Mirror, pensar na existência de um universo compartilhado no programa não é uma ideia descartável. Sem contar que, com tantas situações peculiares e tecnologias obscuras, é de se imaginar que os personagens realmente possam viver em um mesmo mundo.
Aproveite também: