Entenda por que Os Cavaleiros do Zodíaco foi sucesso no Brasil, mas nunca “pegou” nos Estados Unidos
Entenda por que Os Cavaleiros do Zodíaco foi sucesso no Brasil, mas nunca “pegou” nos Estados Unidos
O que fez os Cavaleiros do Zodíaco não ser um sucesso nos Estados Unidos?
Os Cavaleiros do Zodíaco foi um dos animes mais populares do Brasil e de várias outras partes do mundo, como outros países da América Latina e na França. Apesar disso, em outros locais como os Estados Unidos as aventuras de Seiya e os outros cavaleiros de bronze nunca chamaram tanta atenção, principalmente comparado com a paixão dos brasileiros sobre a obra de Masami Kurumada. Mas qual é o motivo disso?
O anime de Cavaleiros do Zodíaco estreou no japão em 1986 e alguns anos depois chegou nos países da América Latina e na França. Aqui no Brasil ele estreou no dia 1 de setembro de 1994 na TV Manchete, e ficou na grade do canal até 1997. Na época a produção não passou por muitas censuras, apresentando todo o sangue da versão original. Com a distância não muito grande do lançamento e a chegada por aqui, ele ainda apelava muito para seu público alvo, algo que não aconteceu nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos a primeira vez que os Cavaleiros do Zodíaco foi lançado oficialmente, aconteceu somente em 2003, mais de 15 anos depois do início da produção. Com isso, a obra já parecia datada, já que apresentava uma estética do fim dos anos 70 e início dos 80, algo que o público americano não buscava mais. Além disso, a produção apresentava muita censura, alterando a cor do sangue para verde e outras alterações, como mudanças nas músicas icônicas e a retirada de algumas cenas de transição.
Com isso, a produção não conseguiu nem mesmo chegar a ser totalmente dublada, tendo somente 40 episódios disponibilizados. Somente em 2019 a Netflix decidiu trazer todos os episódios de Cavaleiros do Zodíaco para inglês, dividido por partes, que se encerrou em abril de 2020. Isso mostra que o principal problema do anime não conseguir fazer tanto sucesso, foi ele ter chegado muitos anos depois de seu lançamento, algo que não ocorreu aqui no Brasil.
Confira também: