Dungeons & Dragons – Entenda a build dos protagonistas do filme Honra Entre Rebeldes
Dungeons & Dragons – Entenda a build dos protagonistas do filme Honra Entre Rebeldes
Grupo de aventureiros do filme foi construído como no jogo de RPG
Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes chega aos cinemas em 13 de abril com uma aventura inusitada. Um poder maligno foi liberado sob a cidade medieval de Nevenunca e para derrotá-los será preciso reunir um grupo de guerreiros. Nada de heróis! Mas sim rebeldes, como nas campanhas do jogo de RPG de mesa de mesmo nome.
Baseado no clássico game de interpretação que deu origem a grandes séries famosas, como Hora de Aventura, Stranger Things e Vox Machina, o longa da Paramount promete entregar a adaptação mais fiel possível para trazer ao público a autêntica experiência de participar de uma campanha de RPG.
E como neste jogo toda partida começa ao planejar uma ficha de personagem, com detalhes de cada jogador, decidimos fazer o mesmo para te preparar para o filme. Investigamos todos os trailers de Honra Entre Ladrões e as fichas oficiais que foram divulgadas pelo D&D Beyond para construir a build dos seis protagonistas — Edgin (Chris Pine), Holga (Michelle Rodriguez), Xenk (Regé-Jean Page), Simon (Justice Smith), Forge (Hugh Grant) e Doric (Sophia Lillis). Confira!
O que é uma build?
Antes de mais nada, hora de explicar exatamente o que é uma build. Do inglês, “construção”. No universo dos jogos, build é o conjunto de atributos, itens e poderes escolhido para um determinado personagem criando uma experiência única.
Assim, mesmo que diferentes personagens compartilhem a mesma classe, seus poderes e capacidades seriam diferentes. Um mago, por exemplo, pode pertencer a Escola da Ilusão para se especializar em enganar os adversários com sua magia, enquanto outro segue a Escola da Necromancia e aprende a usar o poder dos mortos a seu favor.
Com isso em mente, hora de entender melhor a ficha dos personagens de Dungeons & Dragons — Honra Entre Rebeldes.
Edgin Darvis
Edgin Darvis é um bardo humano, ou seja, um cara com um talento musical impressionante que só rivaliza a sua lábia na hora de contar histórias. E essa fala mansa lhe rendeu a fama de charlatão. Não surpreende que o carisma seja seu atributo mais elevado — ele prefere resolver as coisas no papo que apelar para a violência.
Além disso, seu alinhamento é caótico bom. Pois apesar de ter abandonado seu passado como espião por uma vida de crimes, tenta sempre roubar só de quem merece e que tem o suficiente para perder.
Habilidades
Entrando em detalhes mais técnicos, podemos descrever a distribuição de habilidades: isto é, o potencial natural de Edgin de se sair bem em diferentes situações. Cada um dos seis atributos tem um valor associado que pode acrescentar um bônus na rolagem de dados, chamado de modificador.
Tradicionalmente, um jogador pode associar os valores 15, 14, 13, 12, 10 e 8 como bem preferir entre as suas capacidades no nível 1, que é o inicial. Porém, existe sempre a possibilidade de deixar a sorte escolher o potencial do personagem e definir estes valores nos dados.
De acordo com o D&D Beyond, o banco de dados oficial do jogo de RPG, foi assim que Edgin foi construído: de forma aleatória. No filme, considerando as informações oficiais, o bardo está no nível 17, o que rende quatro pontos de melhoria em atributos a sua escolha. Por pertencer a raça humana, conta ainda com um ponto extra em cada habilidade, resultando nos seguintes números:
- Força (Strenght): 14, modificador +2;
- Destreza (Dexterity): 16, modificador +3;
- Constituição (Constitution): 14, modificador: +2;
- Inteligência (Intelligence): 14, modificador: +2;
- Sabedoria (Wisdom): 16, modificador: +3;
- Carisma (Charisma): 18, modificador: +4.
Com o antecedente charlatão, Edgin conquistou proficiência nas perícias de enganação (+7) e prestidigitação (+6). Ainda tem conhecimento musical em alaúdes, mas isso não vem ao caso. Pela classe de bardo, desenvolveu uma afinidade com performance (+10) e persuasão (+10) também.
Magias e Colégio
Como o D&D Beyond descreve Edgin na forma de um NPC — isto é, um personagem não-jogável que você encontraria em suas aventuras — a ficha oficial deixa lacunas em relação a quais magias o personagem é capaz de realizar. Considerando o seu nível elevado, o rebelde teria acesso a 20 magias e 4 truques, mas apenas seis feitiços foram oficialmente reveladas.
Entre os truques, Edgin sabe Mensagem, Amizade e uma versão mais poderosa de Zombaria Viciosa, que pode ser utilizada como uma magia de 3º nível que atinge até três alvos e pode causar 10 (3d6) de dano psíquico. Levando em conta o estilo de Edgin, faz sentido que ele também saiba Globos de Luz para completar a build, feitiço visto em um dos trailers.
Já as magias que Edgin conhece são Disfarçar-se e Enfeitiçar Pessoas, de 1º nível, e Sugestão, de 2º nível. O foco de sua build é claramente enganar e manipular seus adversários, o que combinaria muito com o Colégio da Eloquência. E além disso, a característica Inspiração de Bardo ainda permite que abençoe um aliado com 1d12 quatro vezes antes de descansar novamente — um poder condizente com um líder.
Quando a situação pede um ataque físico, Edgin tem a sua disposição uma espada curta e um alaúde reforçado, mas realmente não gostaria de ter que usá-los sem que fosse a última opção.
Holga Kilgore
Holga Kilgore é uma bárbara humana, daquelas que brigam primeiro e perguntam depois, usando a força como seu maior atributo. Apesar de seu tamanho intimidador, a mulher tem um lado doce e um grande desejo de proteger os seus amigos — mesmo que para isso precise cortar algumas cabeças. A própria essência do alinhamento caótico bom.
Após ser exilada da tribo Uthgardt Elk, tornou-se uma forasteira, ainda mais dependente de seu amigo Edgin e mais disposta a sobreviver. Consegue transformar tudo o que toca em arma… Ou em um possível lanchinho.
Habilidades
Considerando as informações do D&D Beyond, a bárbara está no nível 16, o que rende quatro pontos de melhoria em atributos a sua escolha. Por pertencer a raça humana, conta ainda com um ponto extra em cada habilidade, resultando nos seguintes números:
- Força (Strenght): 19, modificador +4;
- Destreza (Dexterity): 14, modificador +2;
- Constituição (Constitution): 16, modificador: +3;
- Inteligência (Intelligence): 11, modificador: +0;
- Sabedoria (Wisdom): 16, modificador: +3;
- Carisma (Charisma): 13, modificador: +1.
O tempo que passou como Membro da Tribo Uthgardt lhe rendeu proficiência nas perícias de Atletismo (+7) e Sobrevivência (+6). Lutando como uma bárbara, acabou dominando também a arte da Intimidação (+4) e como se virar na Natureza (+3).
Seu plano de ataque é cair para cima com tudo que tem, lançando mão das melhores características do Caminho do Furioso. Pode entrar em frenesi, rasgando todos com seu grande machado de aço negro. Não usa armadura para não restringir seus movimentos, mas acaba resistindo bem mais assim.
Xenk Yendar
Xenk Yendar é um paladino humano, um clássico cavaleiro de armadura brilhante que luta pelo que é bom e justo. Cresceu na nação de Thay, onde jurou defender os inocentes, quase como um cavaleiro do povo.
Escapou por pouco do lich Szass Tam, o que lhe rendeu um envelhecimento desacelerado. Mas não sabe exatamente o que fazer com esse tempo extra de vida e tem usado para vagar por Faêrun, derrotando o mal por onde passa.
Habilidades
Com tempo de sobra, o paladino ultrapassou o nível 20, segundo o D&D Beyond, conquistando o máximo de potencial de poder de sua classe. Com isso, melhorou suas habilidades em cinco pontos. E por pertencer a raça humana, conta ainda com um ponto extra em cada atributo, resultando nos seguintes valores:
- Força (Strenght): 19, modificador +4;
- Destreza (Dexterity): 11, modificador +0;
- Constituição (Constitution): 16, modificador: +3;
- Inteligência (Intelligence): 14, modificador: +2;
- Sabedoria (Wisdom): 16, modificador: +3;
- Carisma (Charisma): 17, modificador: +3.
Ao longo de sua jornada, acumulou proficiência nas perícias de Atletismo (+8), História (+6), Intuição (+7) e Sobrevivência (+7).
Equipamentos e traços
Carrega uma espada especial: a Espada-Adaga selada com magia Celestial, que pode ser utilizada como uma espada longa, usando o estilo de combate com armas grandes, ou uma espada curta e adaga.
Seu Sentido Divino permite que fareje as forças do mal e o seu Juramento de Devoção, de que sempre lutará por justiça, canaliza o poder necessário para derrotar qualquer criatura das sombras em seu caminho. Caso seus aliados estejam feridos, pode curá-los sem dificuldade usando sua Cura pelas Mãos, para danos ordinários, e o Toque Purificador, para efeitos mágicos.
Consegue aprender até 16 magias, mas não foi confirmado nenhum de seus poderes puramente mágicos até o momento.
Simon Aumar
Simon Aumar é um feiticeiro meio-elfo, de alinhamento caótico bom, que herdou a magia da sua poderosa ancestralidade — do lado materno, sangue élfico, do paterno, a força do lendário bruxo Elminster Aumar. O resultado é uma magia selvagem, poderosa demais para o garoto controlar, que transforma seu carisma em destruição. Assim, não é incomum que seus feitiços deem errado de maneira estúpida.
Habilidades
O feiticeiro de nível 18, de acordo com o D&D Beyond, aprimorou quatro pontos distribuídos entre seus atributos. Sua herança mista rendeu dois pontos extras em carisma e mais um bônus em outra habilidade, resultando nos seguintes valores:
- Força (Strenght): 8, modificador -1;
- Destreza (Dexterity): 14, modificador +2;
- Constituição (Constitution): 13, modificador: +1;
- Inteligência (Intelligence): 16, modificador: +3;
- Sabedoria (Wisdom): 12, modificador: +1;
- Carisma (Charisma): 17, modificador: +3.
Por seu antecedente como sábio, alguém que estudou bastante a magia do multiverso, tem acesso a proficiência nas perícias de Arcanismo (+6) e História (+6). E seus experimentos como feiticeiro acabaram lhe guiando a dominar também a Enganação (+6), Religião (+6) e Sobrevivência (+4).
Seu sangue élfico ainda concede resistência a magia e imunidade a feitiços de sono, fazendo com que Simon seja uma ótima opção contra outros usuários de magia.
Magias e equipamentos
Como um feiticeiro do nível 18, Simon tem acesso a 15 magias e 6 truques. A ficha do D&D Beyond define apenas alguns truques, que aparecem no filme, como Mãos Mágicas, Ilusão Menor, Prestidigitação e Falar com os Mortos (sempre que estiver segurando seu broche da morte).
Outras magias como Armadura Arcana, Mísseis Mágicos, Névoa Obscurecente, Patas de Aranha, Imagem Maior e Mão de Bigby também foram incluídos. No trailer, Simon também aparece usando Onda Trovejante, Globo de Invulnerabilidade e Portal em certo momento. Ao jogar com este personagem, um jogador ainda teria direito de escolher mais dois truques e seis magias.
Simon ainda carrega certos equipamentos, além do seu broche da morte, como uma Mochila de Carga (Bag of holding), duas Pedras de Envio (Sending Stones) e o poderoso Elmo da Destruição.
Doric
Doric é uma druida tielfling que, por ter perdido sua família muito cedo, foi criada entre os elfos da floresta em Nevenunca. Aprendeu a dominar seu poder feroz ao se unir ao Círculo da Lua e usa sua sabedoria para defender aquilo que acredita com unhas e dentes. Sendo assim, é uma das principais defensoras da Floresta de Nevenunca, que vem sendo destruída pelo lorde da cidade em busca de recursos. Apresenta um alinhamento neutro bom.
Habilidades
Atualmente no nível 16, de acordo com o D&D Beyond, Doric acumula quatro incrementos no valor de habilidades. Conta ainda com um bônus racial, fruto de seu sangue tiefling, aumentando em um ponto sua inteligência e em dois pontos seu carisma.
- Força (Strenght): 12, modificador +1;
- Destreza (Dexterity): 16, modificador +3;
- Constituição (Constitution): 14, modificador: +2;
- Inteligência (Intelligence): 16, modificador: +3;
- Sabedoria (Wisdom): 19, modificador: +4;
- Carisma (Charisma): 10, modificador: +0.
O legado infernal, que corre nas veias de sua raça, garante outros benefícios como visão noturna e imunidade a fogo, além de uma série de magias que Doric não costuma usar. Tanto tempo defendendo a floresta lhe rendeu certa proficiência nas perícias de Natureza (+6), Intuição (+7), Percepção (+7) e Sobrevivência (+7). Também consegue falar uma série de idiomas além do comum, como druídico, élfico, infernal e silvestre, uma língua falada por muitos animais da floresta.
Magias e poderes
Quando o assunto é magia, Doric apresenta uma grande versatilidade. Por conta do seu legado infernal, consegue utilizar Taumaturgia, Repreensão Infernal e Escuridão, apesar de não costumar lançar mão desses feitiços.
Também aprendeu muitas técnicas mágicas em seus estudos druídicos, como Curar Ferimentos, Fogo das Fadas e Onda Trovejante. Além disso, pode usar Falar com Animais, Constrição, Mensageiro Animal e Sentido Bestial, que consegue utilizar como se fossem truques, apesar disso não acontecer no jogo Dungeons & Dragons.
Quem já jogou conheceu pelo menos algum mestre que reescreveu as regras para deixar as coisas mais interessantes, o que é incentivado pelo próprio livro base. E Doric é um fruto direto dessa maleabilidade do universo de D&D: a personagem foge completamente das regras típicas do jogo oficial.
Nos trailers, usa o feitiço Porta Dimensional que sequer pode ser aprendido por druidas. E também usa seu poder de forma selvagem para se transformar, além dos típicos bichos do jogo, em um Urso Coruja, que apesar de parecer um animal, é categorizado como um monstro no livro de regras.
Forge Fitzwilliam
Forge Fitzwilliam é um ladino humano com alinhamento neutro mau, ou seja, pode esperar sempre o pior desse charlatão. Ganhou a vida enganando a todos por seu caminho, com promessas tão falsas quanto suas identidades e esquemas altamente mirabolantes.
É capaz de qualquer coisa para conseguir manter uma vida de futilidades, mesmo que para isso precise trair ou vender seus aliados mais próximos. Em seus ataques, prefere usar a destreza e sempre mantém as suas lâminas envenenadas. Afinal, o jeito mais fácil de ganhar não é jogando limpo.
Habilidades
Segundo o D&D Beyond, o ladino alcançou o nível 20, equivalente ao potencial máximo da classe. Com isso, melhorou suas habilidades em cinco pontos. Por pertencer a raça humana, conta ainda com um ponto extra em cada atributo, resultando nos seguintes números:
- Força (Strenght): 11, modificador +0;
- Destreza (Dexterity): 14, modificador +2;
- Constituição (Constitution): 13, modificador: +1;
- Inteligência (Intelligence): 15, modificador: +2;
- Sabedoria (Wisdom): 17, modificador: +3;
- Carisma (Charisma): 20, modificador: +5.
Uma vida inteira como charlatão, aplicando golpes a torto e direito, renderam uma certa proficiência nas perícias de Enganação (+11) e Prestidigitação (+5). Além disso, também dominou o Atletismo (+5), Investigação (+8), Persuasão (+11) e Furtividade (+8).
Tenta resolver tudo na surdina, pelas costas, mas às vezes precisa se virar em combate. Conta com adagas e uma besta pesada, todos devidamente envenenados para não deixar nenhuma vítima escapar. E, quando chega a hora de atacar seus próprios aliados, consegue sempre um acerto crítico, devido ao elemento surpresa que vem de ser um vira-casaca barato.
Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes chega aos cinemas brasileiros em 13 de abril.
Leia também: