O dia em que Dragon Ball foi censurado por fazer referência a um personagem gay

Capa da Publicação

O dia em que Dragon Ball foi censurado por fazer referência a um personagem gay

Por Ygor de Oliveira Ferreira

O primeiro anime de Dragon Ball, que mostrava as aventuras de Goku, ainda criança, junto de Bulma, Kuririn e outros personagens, é bem antigo, sendo lançado inicialmente em 1986. Com isso, ele recebeu diversas dublagens diferentes, seja aqui no Brasil ou em outros países como os Estados Unidos. Em uma dessas, decidiram cortar uma referência a um personagem gay da versão americana do episódio 52, chamado de Conseguimos! Descobrimos o Tesouro.

Nele Bulma e Kuririn encontraram o tesouro pirata, enquanto o General Blue da Red Ribbon estava observando e eventualmente captura a dupla. Em dado momento Bulma tenta seduzir o vilão e após não dar certo chama Blue de gay, enquanto Kuririn refere ao personagem com “Um oficial gay no exército da Red Ribbon”, com o intuito de fazer piada com a cara dele. No decorrer do episódio ambos os personagens reforçam sobre acreditar que Blue é gay, fazendo com que ele fique mais nervoso.

Na versão japonesa, General Blue é chamado de gay diversas vezes.

Na versão editada, a garota só chama o general de puritano, enquanto seu aliado diz que o inimigo se assusta facilmente para um cara grande. Os outros momentos onde Blue é chamado de gay também foram editados, e na dublagem em inglês Bulma fica sem entender porque sua tentativa de seduzir o personagem não deu certo.

A censura aconteceu na reprodução de Dragon Ball em 2002 na Toonami, o bloco de anime da Cartoon Network. Apesar de não sabermos por qual motivo a menção do personagem ser gay ter sido retirada, ela tinha um tom de piada, o que pode ter feito o canal pensar em retirar os diálogos.

Dragon Ball clássico chegou ao Brasil pela primeira vez em 1996, sendo exibido pelo SBT que só exibiu 60 episódios do programa. Alguns anos depois, em 2002, a Globo exibiu o programa completo, com uma nova dublagem, totalizando os 153 episódios do anime. Por fim, atualmente é possível assistir a série completa no Globoplay e também pela Crunchyroll, seja no áudio original ou em português.

Confira também: