Disney pediu à Microsoft para impedir uso de sua marca com IAs, diz site
Disney pediu à Microsoft para impedir uso de sua marca com IAs, diz site
Estúdio está preocupado com o uso de sua marca para gerar imagens em inteligência artificial
Nos últimos meses, a inteligência artificial se tornou um dos tópicos mais discutidos na internet, especialmente após a criação de ferramentas capazes de fazer “arte”. Isso se intensificou ainda mais com o surgimento de trends e correntes em que os usuários compartilham suas próprias imagens feitas por I.A. – e em uma das mais populares, as artes são feitas usando o estilo clássico da Disney/Pixar.
No entanto, tudo indica que essas correntes chamaram atenção da própria Walt Disney Company. De acordo com um relatório feito pela The Financial Times (via Cartoon Brew), o estúdio está entrando em contato com empresas como a Microsoft, pedindo para que limite o uso de sua marca em obras feitas com inteligência artificial.
A Microsoft então teria tirado termos como “Disney” e “Pixar” de seu banco generativo de imagens, mas isso já foi restaurado, após algumas mudanças nos prompts.
Em declaração oficial, um representante da Microsoft comentou:
“Há um nível atual de variabilidade que pode trazer diferentes resultados de tempos em tempos, conforme refinamos nossos sistemas de segurança. Adicionalmente, artistas, celebridades e organizações podem pedir pela limitação de criação de imagens associadas com seus nomes e marcas.”
Ainda segundo o Financial Times, a maior preocupação da Disney é o uso da inteligência artificial para criar memes e imagens ofensivas, que ostentem o logo da empresa – portanto, induzindo pessoas desavisadas ao erro. Ao longo do último ano, diversas imagens tem sido feitas com o “estilo” da Disney/Pixar, e embora alguns tenham se utilizado disso apenas para participar da trend, outros têm usado essas ferramentas para criar imagens horríveis.
Abaixo, veja também: