Diretor revela manipulação do estúdio para convencer Halle Berry a aceitar fazer X-Men 3
Diretor revela manipulação do estúdio para convencer Halle Berry a aceitar fazer X-Men 3
De acordo com Matthew Vaughn, isso foi decisivo para que ele recusasse o projeto!
O Universo dos X-Men da Fox chegou ao fim, e enquanto esperamos a introdução triunfal dos Filhos do Átomo no Universo Cinematográfico da Marvel – que deve começar com Deadpool 3, pensamos em todos os erros que a Marvel Studios precisa corrigir em relação à franquia anterior dos mutantes. Isso fica ainda mais claro graças a uma história tenebrosa dos bastidores contada por Matthew Vaughn.
Recentemente, Vaughn – conhecido por dirigir X-Men: Primeira Classe, Kingsman: O Serviço Secreto e Kick-Ass – esteve em um painel na New York Comic-Con para falar sobre seus próximos projetos. Durante sua apresentação, o cineasta falou sobre o motivo que o fez desistir de dirigir X-Men: O Confronto Final, quando o projeto lhe foi oferecido (via The Hollywood Reporter):
“Eu entrei no escritório de um dos executivos e vi um roteiro de [X-Men: O Confronto Final], e imediatamente percebi que ele era muito maior [do que o que eu tinha lido]. Perguntei que diabo era aquilo. Ele disse: ‘Não se preocupe com isso’. E eu disse: ‘Não, não. Eu sou o diretor. Eu estou preocupado com essa edição aí’. Ele não me dizia, então agarrei [o roteiro] – foi um momento doido – e abri a primeira página, onde lia-se: ‘África. Tempestade. Crianças morrem de sede. Ela cria chuva e salva todas as crianças’.”
Vaughn achou que a ideia era muito boa, mas logo descobriu que aquele rascunho tinha um propósito nefasto: servia apenas para convencer Halle Berry a assinar o contrato, e uma vez que ela confirmasse seu retorno, toda a ideia ia para o lixo:
“Então eu perguntei: ‘O que é isso?’ e ele disse: ‘Ah, é o roteiro da Halle Berry’. E eu disse: ‘Ok, mas ela ainda não assinou o contrato’. [E por fim, ele disse:] ‘Mas é isso que ela quer, e quando ela assinar o contrato, nós jogamos esse roteiro no lixo’. Eu fiquei chocado e disse: ‘Uau, você vai fazer isso com uma atriz vencedora do Oscar que interpreta a Tempestade? Desculpa, estou fora’. E então eu abandonei o projeto.”
Vaughn então acabou desistindo de O Confronto Final, que ficou nas mãos de Brett Ratner – diretor polêmico, que teve vários atritos com atores no set de filmagens e, em 2017, acabou sendo acusado por inúmeras mulheres de abuso e agressão sexual. Vaughn retornaria para comandar X-Men: Primeira Classe, primeiro capítulo de um planejado reboot da franquia, que acabou se tornando uma espécie de prequel da trilogia original.
Entre isso e os rumores de que Halle Berry estará de volta ao papel de Tempestade em Deadpool 3, esperamos apenas que a Marvel Studios tenha mais cautela na hora de adaptar personagens tão queridos e amados quanto os X-Men. Apesar dos acertos, a Fox trouxe muitos erros para suas adaptações, incluindo a falta de desenvolvimento para outros personagens que não fossem Wolverine, Professor X e Magneto.
Ainda não sabemos quando o reboot dos X-Men chegará ao Universo Cinematográfico da Marvel, mas podemos torcer para uma Tempestade mais presente – e que nenhuma atriz seja tapeada para assinar o contrato.
Abaixo, veja também: