Diretor de A Pequena Sereia revela influência de Piratas do Caribe 4 no filme

Capa da Publicação

Diretor de A Pequena Sereia revela influência de Piratas do Caribe 4 no filme

Por Flávia Pedro

O live-action de A Pequena Sereia está fazendo a sua contagem regressiva para estrear nos cinemas ao redor do mundo, mas esse não é o primeiro projeto em que Rob Marshall e John DeLuca trabalham com as sereias. Em 2011 eles também trabalharam em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, que trouxe esses seres místicos para a nova jornada de Jack Sparrow. Agora o diretor revela como o primeiro filme influenciou no desenvolvimento do outro.

Em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, o pirata Barba Negra (Ian McShane) estava em busca de uma sereia para conseguir sua lágrima e, assim, realizar um ritual na Fonte da Juventude. Essas cenas viriam a ser muito relevantes para A Pequena Sereia, com John DeLuca afirmando que eles passaram muito tempo pensando sobre as sereias do filme de 2011 e complementou ao dizer “Nunca pensamos que faríamos um filme subaquático inteiro. Aprendemos muito com isso.”(via EW)

Muitas semelhanças podem ser vistas em alguns elementos de ambas as produções, principalmente da icônica cena em que as sereias aparecem em Piratas do caribe 4. A composição de CGI nas personagens, principalmente na primeira sereia a a emergir na Baía da Espuma e encantar o marujo Scrum, além do número musical com a música “Meu Marujo Alegre e Bom” (ou “Jolly Sailor Bold”, na versão original).

Imagem de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas.

Tanto Marshall quanto DeLuca levaram essas imagens até a equipe de filmagens e as apresentaram como “um grande ponto de partida”:

“Eu queria que as pessoas vissem o que tínhamos feito. Obviamente, é um tipo diferente de sereia, mas estávamos todos tentando descobrir como criamos visualmente as caudas, até mesmo a pele iridescente, tudo isso”, explica Marshall. “Aquela [ cena dos piratas ] já tinha nosso gosto em termos de aparência e o que você pode alcançar. Estávamos explicando como conseguimos também – quando estávamos usando efeitos visuais, quando estávamos usando algum tipo de fantasia e coisas assim. Acabamos de dividir com toda a nossa equipe. Isso foi realmente muito útil.”

Outras referências foram usadas para dar vida às personagens de A Pequena Sereia, principalmente para tornar o visual dessas sereias algo mais leve do que no outro filme. A figurinista Colleen Atwood usou peixes reais como ponto de partida para caracterizar as sereias individualmente, usando as cores, marcações e formas de diferentes espécies.

Mas e você, sabia que Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas havia influenciado A Pequena Sereia mais de 10 anos após seu lançamento? Divide com a gente a sua opinião nos comentários!

Confira também: