Desenhos antigos: 73 títulos que marcaram sua infância e onde assistir em 2023
Desenhos antigos: 73 títulos que marcaram sua infância e onde assistir em 2023
Os melhores desenhos animados que marcaram a infância de todo mundo!
Imagine que é sábado de manhã, e o seu eu de sete anos de idade está pronto para viver aventuras empolgantes com a ajuda de um simples controle remoto. Seja você uma criança dos anos 2000, 90, 80, e por aí vai, certamente houve um período em que a sua rotina era recheada pelos melhores desenhos animados da TV. Tinha de tudo um pouco: super-heróis, animais faltantes, criaturas mágicas, amigos imaginários… Opção não faltava.
Diversos programas animados marcaram a vida de muita gente no mundo inteiro, e deve existir aquele desenho que deixou uma enorme saudade no seu coração justamente por ter feito parte da sua infância. Pensando nisso, reunimos aqui as melhores animações do passado para embarcarmos juntos na nostalgia e nos lembrarmos de produções icônicas que fizeram história!
- Década de 1930
- Década de 1940
- Década de 1950
- Década de 1960
- Década de 1970
- Década de 1980
- Década de 1990
- Década de 2000
Década de 1930
Looney Tunes
Ano de estreia: 1930.
Emissora: Cartoon Network nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: A animação original não está disponível nos serviços de streaming brasileiros, mas seus derivados, como O Show dos Looney Tunes e Baby Looney Tunes estão disponíveis na HBO Max.
Como começar a falar de Looney Tunes? A franquia que deu origem a personagens como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu é uma das mais populares de todos os tempos e, desde que os primeiros curtas animados da década de 1930, segue como uma marca icônica da Warner Bros. Diversos filmes, seriados, brinquedos, atrações em parques de diversão e outros produtos mais já foram feitos com o rosto dos integrantes do desenho, aumentando ainda mais a popularidade deles ao longo dos anos.
Independente do formato, as animações dos Looney Tunes basicamente acompanham as aventuras dos clássicos personagens da franquia, que vivem se metendo nas mais variadas confusões. Por aqui, um desenho que fez bastante sucesso foi o Baby Looney Tunes, que mostrava versões bebês dos personagens, que viviam sob os cuidados da Vovó.
Década de 1940
Tom & Jerry
Ano de estreia: 1940.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
Criados por William Hanna e Joseph Barbera, os nomes por trás do icônico estúdio Hanna-Barbera, os personagens Tom e Jerry vieram ao mundo pela primeira vez em 1940 como parte de um projeto de curtas-metragens para a Metro-Goldwyn-Mayer, ou apenas MGM. A dupla fez tanto sucesso que, hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não a conheça.
Em Tom & Jerry, acompanhamos as tentativas frustradas de Tom, um gato doméstico cinza que tenta a todo custo capturar o rato Jerry. Sempre inventando planos mirabolantes, Tom nunca consegue atingir seus objetivos, já que Jerry sempre está um passo à frente dele.
Aqui no Brasil, a estreia de Tom & Jerry aconteceu no final dos anos 60 na Rede Globo. Diversos filmes, seriados e outras produções protagonizadas pelos dois personagens seguem sendo feitas até hoje.
Década de 1950
Pica-Pau
Ano de estreia: 1957.
Emissora: ABC nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Considerado um clássico da televisão, a primeira série animada do Pica-Pau, também conhecida como Pica-Pau e Seus Amigos aqui no Brasil, estreou nos EUA em meados do ano de 1957, apresentando a versão em animação de um dos personagens mais icônicos da cultura pop de todos os tempos. Antes disso, a figura já tinha dado as caras em curtas-metragens feitos por seu criador, Walter Lantz, mas só ganhou popularidade mesmo a partir do programa animado dos anos 50.
As aventuras do Pica-Pau, um pássaro com um parafuso a menos na cabeça que vivia se metendo em confusões, acabaram conquistando o público de vez, o que fez com que novos projetos protagonizados pelo personagem fossem encomendados. Desde então, filmes, séries derivadas e diversos produtos com o nome da carismática ave já foram feitos aos montes por aí.
Dom Pixote
Ano de estreia: 1958.
Emissora: CBS nos Estados Unidos; Rede Bandeirantes e SBT no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Criado pela Hanna-Barbera, o desenho animado Dom Pixote é um grande clássico do estúdio que ajudou a popularizar o nome do cãozinho azul na cultura pop. O programa surgiu ainda na década de 1950 e narrava as aventuras do personagem titular, que até ganhou um filme próprio em 1988.
Lembrado por estar sempre cantando a música Oh, querida Clementina, Dom Pixote vivenciava as mais diversas aventuras como um verdadeiro Dom Quixote de La Mancha. Pronto para encarar desafios, o cão de caça acredita tanto em sua alma guerreira que nunca descansa no combate aos malfeitores.
O Gato Félix
Ano de estreia: 1958.
Emissora: SBT no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Protagonizada pelo icônico personagem criado por Pat Sullivan, a série animada O Gato Félix ajudou a consolidar ainda mais o sucesso do gatinho preto na cultura popular. A figura surgiu em 1919 durante a era do cinema mudo, tornando-se a partir disso um dos personagens animados mais populares de todos os tempos com a produção de seriados, histórias em quadrinhos, filmes e muito mais.
O Gato Félix acompanha a história do personagem titular, um gato preto que sempre carrega consigo uma bolsa mágica e que sempre acaba se metendo em várias confusões.
Década de 1960
Popeye
Ano de estreia: 1960.
Emissora: Diversas emissoras nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
O carismático marinheiro Popeye marcou a infância de muita gente desde que saiu dos quadrinhos para o mundo das animações. Uma das primeiras séries de sucesso foi a da década de 1960, que deu continuidade aos curtas do personagem que foram produzidos pela Paramount Pictures entre os anos 30 e os 50. As aventuras da figura fizeram tanto sucesso que logo novos programas, filmes e derivados foram surgindo na indústria do entretenimento, transformando o Popeye em um ícone da cultura pop.
Na trama, o público basicamente acompanhava as aventuras do marinheiro Popeye, juntamente com Olivia Palito, seu grande amor, e de Brutus, seu maior arqui-inimigo.
Os Flintstones
Ano de estreia: 1960.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
Uma das criações mais importantes da história da Hanna-Barbera, a série animada Os Flintstones é lembrada pelas pessoas até os dias de hoje, embora tenha sido lançada na década de 1960. O desenho original foi exibido até 1966, permanecendo no ar por seis temporadas que transformaram o estúdio responsável em um dos maiores de Hollywood na época.
Em Os Flintstones, acompanhamos o dia a dia de uma família de classe média que vive na Idade da Pedra. Com a ajuda de utensílios feitos a partir de pedra lascada, personagens clássicos como Fred, Wilma, Barney, Betty, Pedrita, Bambam e até um fofíssimo dinossauro de estimação vivem aventuras extraordinárias.
Manda-Chuva
Ano de estreia: 1961.
Emissora: Kids’ WB nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
Um dos personagens mais populares de todos os tempos, o Manda-Chuva é uma clássica criação da Hanna-Barbera cujo programa animado foi originalmente exibido nos anos 60. Desde sua estreia nas telinhas, a querida figura já estrelou filmes e estampou diversos brinquedos por aí.
A série original do Manda-Chuva mostra as aventuras do personagem titular, o líder de uma gangue de gatos de rua que sempre estão tentando ganhar dinheiro usando golpes e meios ilegais.
Show do Zé Colmeia
Ano de estreia: 1961.
Emissora: Formato de sindicalização nos Estados Unidos; Rede Record e Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
Produzido pela Hanna-Barbera, a série animada Show do Zé Colmeia apresentou às crianças do mundo personagens icônicos do estúdio, como o próprio Zé Colmeia e Catatau. Foi a partir do programa que a famosa franquia protagonizada pelo urso conquistou o público, transformando seu nome em uma verdadeira marca comercial que deu origem a animações, filmes, brinquedos e muito mais.
Show do Zé Colmeia conta a história de Zé Colmeia, um urso que, com a ajuda de seu amigo Catatau, está sempre à procura de comida em cestas de piqueniques alheias no Parque Jellystone.
Os Jetsons
Ano de estreia: 1962.
Emissora: ABC nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
Produzida pela Hanna-Barbera, a série animada Os Jetsons foi um dos maiores sucessos da história do estúdio e segue sendo lembrada com carinho até os dias de hoje. A produção foi exibida pela primeira vez no começo da década de 1960, nos EUA, chegando aqui no Brasil por meio da emissora SBT, onde se popularizou entre o público nacional.
Conhecida por suas “previsões” do futuro, Os Jetsons acompanha uma família que vive no ano de 2062, em uma sociedade altamente tecnológica e robotizada. Carros voadores, aparelhos domésticos automatizados e robôs que te ajudam a limpar a casa são apenas alguns elementos corriqueiros na vida dos Jetsons, que sempre acabam caindo nas maiores enrascadas que apenas uma boa ficção científica é capaz de proporcionar.
Feiticeira Faceira
Ano de estreia: 1965.
Emissora: NBC nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
A série animada Feiticeira Faceira é uma das integrantes do grupo de grandes clássicos da Hanna-Barbera. Exibido pela primeira vez em 1965, o desenho teve apenas duas temporadas, mas o sucesso foi tanto que ele continuou fazendo parte da programação de emissoras.
Em Feiticeira Faceira, o público acompanhava a rotina de uma bruxa amistosa, mas que sempre se metia nas mais diversas trapalhadas a bordo de sua vassoura mágica.
Corrida Maluca
Ano de estreia: 1968.
Emissora: CBS nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
Dona de bordões famosos na cultura pop, a série animada Corrida Maluca veio ao mundo pela primeira vez em 1968. O programa é um clássico da história da Hanna-Barbera, e foi o responsável por popularizar personagens como Dick Vigarista e Penélope Charmosa entre o público.
Com aventuras empolgantes e competições mirabolantes, Corrida Maluca acompanha um grupo de pilotos que disputam corridas em carros inusitados, sendo que Dick Vigarista sempre tenta atrapalhar seus adversários usando diversos tipos de trapaça.
A Pantera Cor-de-rosa
Ano de estreia: 1969.
Emissora: ABC nos Estados Unidos; Rede Record e SBT no Brasil.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Basta uma simples menção à Pantera Cor-de-rosa para que a clássica música original de abertura do programa destinado ao personagem apareça na nossa mente. Criada em 1969, a série animada surgiu após o sucesso que a figura titular fez na abertura do filme Pantera Cor-de-Rosa (1963), de Blake Edwards. O resto, como sempre, é história.
A Pantera Cor-de-Rosa acompanha as aventuras de uma pantera que acaba se envolvendo em mistérios que sempre a colocam em situações cômicas e divertidas.
Scooby-Doo, Cadê Você?
Ano de estreia: 1969.
Emissora: CBS nos Estados Unidos; SBT e Cartoon Network no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
A não ser que você esteja vivendo em uma caverna, provavelmente sabe quem é Scooby-Doo. O nome do cãozinho que intitula a franquia criada pela Hanna-Barbera no final dos anos 60 é um dos mais icônicos da cultura pop, e o ponto de partida para tudo isso foi a série animada Scooby-Doo, Cadê Você?.
Com uma premissa bastante simples – um grupo de adolescentes detetives e seu cachorro de estimação desvendam mistérios sobrenaturais – o primeiro programa de Scooby foi um marco na história da Hanna Barbera. Por causa do grande sucesso, a produção logo se expandiu, ganhando novas séries, filmes animados e em live-action e outros tipos de derivados.
Década de 1970
Capitão Caverna e as Panterinhas
Ano de estreia: 1977.
Emissora: ABC nos Estados Unidos; Rede Globo e SBT no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Capitão Caverna e as Panterinhas é um clássico da Hanna-Barbera que imortalizou o personagem titular no imaginário do público. As aventuras do ser baixinho e coberto de pelos encantou todas as idades na década de 1970, colocando-o no centro dos holofotes por anos, principalmente quando o programa chegou ao Brasil.
Na trama, acompanhamos três jovens aventureiras – Brenda, Kelly e Sabrina – que, em uma de suas missões, acabam encontrando o Capitão Caverna congelado. Após libertarem o curioso homenzinho, as garotas se juntam a ele em diversas aventuras.
Década de 1980
Os Smurfs
Ano de estreia: 1981.
Emissora: NBC nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Grande sucesso dos anos 80, as criaturinhas azuis conhecidas como Smurfs deixaram sua marca na cultura pop através de séries de TV, filmes e muito mais. O seriado foi lançado em 1981, e é inspirado em uma série de quadrinhos belga homônima criada pelo cartunista Peyo.
Ao longo de nove temporadas, o seriado Os Smurfs conta a história de pequenos seres azuis que vivem em uma aldeia escondida na floresta e são aterrorizados por Gargamel, um feiticeiro malvado que precisa deles para finalizar uma fórmula mágica.
Inspetor Bugiganga
Ano de estreia: 1982.
Emissora: Nickelodeon nos Estados Unidos; Rede Record e SBT no Brasil.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
O desenho animado do Inspetor Bugiganga foi um fenômeno de audiência na década de 1980. O programa foi exibido por cinco temporadas e até inspirou o filme homônimo de 1999 do diretor David Kellogg, que aumentou ainda mais a popularidade do icônico personagem.
Em Inspetor Bugiganga, acompanhamos a história de um policial que, após sofrer um acidente, é transformado em uma espécie de robô que carrega consigo uma grande variedade de bugigangas. Com a ajuda de sua sobrinha e seu cãozinho de estimação, o protagonista embarca nas mais diferentes aventuras.
A Turma do Charlie Brown
Ano de estreia: 1983.
Emissora: CBS nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
A turma do cãozinho mais famoso do mundo, o Snoopy, conquistou as telinhas da TV em meados de 1980 com um de seus programas de maior sucesso, A Turma do Charlie Brown. Inspirada nas tirinhas criadas por Charles Schulz na década de 1950, o programa ajudou a popularizar ainda mais as aventuras de Charlie Brown e seus amigos, assim como o nome do querido beagle.
A Turma do Charlie Brown acompanha o dia a dia do personagem titular ao lado de seus melhores amigos e de seu cachorro de estimação, o Snoopy.
Caverna do Dragão
Ano de estreia: 1983.
Emissora: CBS nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Por mais que seja uma produção estadunidense, a série animada Caverna do Dragão foi uma verdadeira febre entre o público brasileiro. O desenho estreou na Rede Globo nos anos 80 e encantou as pessoas com toda a magia do RPG Dungeons and Dragons, o jogo no qual a produção é inspirada.
Na trama, acompanhamos um grupo de seis amigos que são transportados para um reino distante, onde conhecem o Mestre dos Magos – o único capaz de ajudá-los na jornada de volta para casa enquanto enfrentam criaturas perigosas.
He-Man e os Defensores do Universo
Ano de estreia: 1983.
Emissora: Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Eu tenho a força, sou invencível… É quase impossível falar de He-Man no Brasil sem automaticamente nos lembrarmos da icônica música de abertura que o programa ganhou aqui. Inspirado na linha de brinquedos Masters of the Universe da Mattel, o desenho animado do He-Man foi um verdadeiro fenômeno na década de 1980 que logo o transformou em uma bem-sucedida franquia. Diversos spin-offs foram feitos a partir de então, colocando a figura no hall de personagens mais icônicos da cultura pop.
A série animada He-Man e os Defensores do Universo conta a história de He-Man, o homem mais poderoso do universo que, para salvar o planeta Eternia, precisa lutar contra as forças do mal e vilões perigosos.
She-Ra: A Princesa do Poder
Ano de estreia: 1985.
Emissora: Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros, apenas o reboot de 2018 feito pela Netflix.
Ícone dos anos 80, a princesa She-Ra saiu do universo de He-Man e os Defensores do Universo diretamente para um desenho animado só seu. O spin-off She-Ra: A Princesa do Poder só teve duas temporadas, mas isso não significa que tenha caído no esquecimento: o programa fez tanto sucesso que She-Ra continua sendo uma figura famosa na cultura pop, e a Netflix até lançou um reboot da série original em 2018. A personagem também vai ganhar uma versão em live-action pela Amazon Prime Video.
Em She-Ra: A Princesa do Poder acompanhamos a irmã gêmea de He-Man em sua luta para libertar o planeta Eternia da ditadura, enquanto ela tenta vencer o tirano Hordak e seu exército de mutantes.
ThunderCats
Ano de estreia: 1985.
Emissora: Cartoon Network nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
Inspirada nos personagens criados por Leonard Starr e Tobin “Ted” Wolf, a série animada ThunderCats é mais uma produção que fez bastante sucesso no Brasil. O programa chegou por aqui em 1986, ajudando a popularizar a divertida franquia no território nacional.
ThunderCats conta a história de um grupo de humanoides felinos que habitam o planeta Thundera. Mas quando o lugar acaba encontrando seu fim, os protagonistas precisam encontrar uma maneira de viver no novo lar, enquanto lutam contra forças malignas para protegê-lo.
Pingu
Ano de estreia: 1986.
Emissora: BBC no Reino Unido; TV Cultura no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
As divertidas histórias de Pingu, um pinguim que vive no Polo Sul com sua família, animaram a programação da TV Cultura durante anos, fazendo com que o nome do personagem se tornasse extremamente popular por aqui. Se você cresceu assistindo aos desenhos do canal, então é certo que já deve ter acompanhado o programa em algum momento, algo que deixou bastante saudade em muita gente.
Com diálogos todos feitos em “pinguinês”, Pingu acompanhava a rotina do personagem titular, que vive em uma vila no Polo Sul juntamente com sua família. Ao todo, o programa foi exibido por seis temporadas.
Ursinhos Carinhosos
Ano de estreia: 1986.
Emissora: Kids’ WB nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Criados originalmente para estamparem cartões de aniversário e festas de final de ano, os Ursinhos Carinhosos também fizeram a alegria das crianças brasileiras quando a série animada dos bichinhos foi exibida no SBT durante os anos 90. A popularidade deles foi tão forte que não demorou muito para que o programa ganhasse novas versões e até mesmo filmes.
Seguindo a ideia inicial dos cartões, o programa de 1986 conta com a presença do grupo de ursinhos coloridos que possuem diferentes símbolos na barriga. Na trama, o público acompanhava as aventuras dos personagens cuja missão era espalhar amor e harmonia no mundo.
As Tartarugas Ninja
Ano de estreia: 1987.
Emissora: CBS nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros, mas a versão de 2003, As Tartarugas Mutantes Ninja, está disponível no Paramount+.
A história das tartarugas ninjas que protegem a cidade de Nova York do crime é uma das mais conhecidas da cultura pop. Motivada pela criação de uma linha de brinquedos, as Tartarugas Ninja apareceram em suas versões animadas no final dos anos 80, conquistando as crianças com as aventuras de Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo.
Desde então, outros programas, como As Tartarugas Mutantes Ninja (2003) e As Tartarugas Ninja de 2012, já foram feitos, além de vários filmes. Em vista disso, não é à toa que os guerreiros tenham se tornado ícones da cultura pop, marcando presença em diversos formatos na indústria.
DuckTales: Os Caçadores de Aventuras
Ano de estreia: 1987.
Emissora: Disney Channel nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: Disney+.
Grande clássico da animação produzido pelo estúdio Walt Disney, DuckTales: Os Caçadores de Aventuras foi um marco dos anos 80 que, até os dias de hoje, é lembrado com carinho por muita gente. O programa animado teve três temporadas e permanece sendo uma das animações mais famosas da empresa do Mickey, conquistando o status de ícone da cultura pop.
Em DuckTales: Os Caçadores de Aventuras, quando o Pato Donald leva Huguinho, Zezinho e Luizinho para passar uma temporada sob os cuidados do Tio Patinhas, o trio logo fica surpreso por descobrir que ele é milionário. Empolgados com o luxo da mansão do tio, o grupo vive diversas aventuras, enquanto o rabugento Patinhas só pensa em aumentar seu patrimônio.
Garfield e seus Amigos
Ano de estreia: 1988.
Emissora: CBS nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Provavelmente o gato mais famoso e preguiçoso do mundo, Garfield saiu das tirinhas de Jim Davis para protagonizar um dos desenhos animados mais populares dos anos 80 e 90, Garfield e Seus Amigos. O animal laranja que odeia as segundas-feiras é um ícone da cultura pop e já ganhou diversas adaptações para filmes e outros programas de TV.
Em Garfield e Seus Amigos, seguimos a rotina de Jon Arbuckle, um cartunista nerd que não tem muito sucesso com as mulheres e que sempre acaba caindo em situações inusitadas na companhia de Garfield, seu gato que adora lasanha e é extremamente preguiçoso.
As Aventuras de Babar
Ano de estreia: 1989.
Emissora: CBC nos Estados Unidos; Rede Record e TV Cultura no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Inspirado em uma série de livros criada pelo escritor Jean de Brunhoff, o programa animado As Aventuras de Babar conta a história de Babar, um elefante que se tornou rei e que, para criar os filhos, usa suas vivências da juventude para ensiná-los lições de vida importantes.
O desenho foi um sucesso entre o final dos anos 80 e início dos 90, marcando a trajetória de muita gente que adorava acompanhar as vivências de Babar.
Tico e Teco e os Defensores da Lei
Ano de estreia: 1989.
Emissora: Disney Channel nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: Disney+.
A inesquecível dupla de esquilos Tico e Teco dispensa maiores apresentações. Produzida pela Disney no final dos anos 80, a série animada é protagonizada pelos personagens detetives que costumavam ser coadjuvantes das aventuras de Pluto e o Pato Donald, por exemplo, que acabaram se tornando grandes sucessos da época.
Mas a fama de Tico e Teco não ficou só por isso, pois a duplinha se transformou em uma franquia, e até ganhou um divertido filme em 2022 cheio de referências da cultura pop. Já a série original acompanhava os esquilos em suas aventuras pelo universo detetivesco, onde eles comandavam uma agência de investigações especializada em crimes.
Década de 1990
O Fantástico Mundo de Bobby
Ano de estreia: 1990.
Emissora: Fox Kids nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Criado pelo comediante Howie Mandel, o programa animado O Fantástico Mundo de Bobby foi uma das produções mais populares do canal Fox Kids nos EUA. Ao longo de sete temporadas, o desenho encantou o público de todas as idades com a história de um simpático garotinho, tornando-se um grande sucesso dos anos 90.
Em O Fantástico Mundo de Bobby, o telespectador acompanha a rotina de Bobby, um menino de quatro anos com uma imaginação fértil que compartilha com os amigo e a família suas visões de mundo encantadoras.
As Aventuras de Tintim
Ano de estreia: 1991.
Emissora: Global TV no Canadá; TV Cultura no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Inspirada em uma das histórias em quadrinhos mais famosas do mundo, As Aventuras de Tintim marcou o dia a dia das crianças dos anos 90 com a adaptação animada das aventuras criadas pelo escritor Georges Prosper Remi, o Hergé. Na trama, Tintim é um jovem jornalista que, com a ajuda de seu fiel cãozinho, viaja pelo mundo em busca de aventuras.
As Aventuras de Tintim foi exibida por três temporadas, marcando presença na programação da TV Cultura nos anos 2000. Além da adaptação seriada, o personagem também ganhou um filme em 2007 pelas mãos do diretor Steven Spielberg.
Doug
Ano de estreia: 1991.
Emissora: Nickelodeon.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Produzida originalmente pela Nickelodeon, o desenho animado Doug foi um grande sucesso dos anos 90. A produção saiu de um livro nunca publicado de Jim Jinkins, o criador do seriado, e Joe Aaron, conquistando o público por contar a história de um garoto de onze anos.
Na trama, vamos acompanhando o cotidiano de Doug, um menino que, quando não está brincando com os amigos, gosta de imaginar que é um herói superpoderoso enquanto escreve relatos em seu diário.
Rugrats: Os Anjinhos
Ano de estreia: 1991.
Emissora: Nickelodeon.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Com o total de nove temporadas, a série animada Rugrats: Os Anjinhos é um dos maiores clássicos da Nickelodeon. Lançado em 1991, o programa repetiu o sucesso que já fazia na gringa quando chegou ao Brasil, em 1994, popularizando por aqui personagens como Tommy, Angelica e Chuckie.
Rugrats: Os Anjinhos conta a história de um grupo de bebês que usa uma linguagem própria para se comunicar e, assim, compartilhar suas ideias e visões de mundo com os amigos.
A Turma do Pateta
Ano de estreia: 1992.
Emissora: Disney Channel nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: Disney+.
Com apenas duas temporadas, o desenho animado A Turma do Pateta é um grande clássico da Disney que deixou muita saudade no público. O programa contava com o protagonismo do Pateta, um dos personagens mais queridos da turma do Mickey que acabou ganhando uma série animada própria nos anos 90, além de filmes no futuro.
A Turma do Pateta conta a história de Pateta, um pai solteiro que precisa lidar com os desafios de criar Max, seu filho, sozinho, enquanto seu vizinho irritante, Bafo, tenta sabotá-lo a todo custo.
Batman: A Série Animada
Ano de estreia: 1992.
Emissora: Fox nos Estados Unidos; Cartoon Network e SBT no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
Um dos heróis mais famosos de todos os tempos também ganhou uma série animada só sua nos anos 90. Batman: A Série Animada fez um baita sucesso na época, apresentando o personagem para uma legião de crianças e sendo bastante aclamada pela crítica especializada.
Com o apoio da versão animada de figuras populares do universo do Batman, como Coringa e Jim Gordon, o programa animado acompanha o cotidiano de Bruce Wayne, o milionário dono das empresas Wayne que, à noite, combate o crime de Gotham City como o vigilante Batman.
Animaniacs
Ano de estreia: 1993.
Emissora: Kids’ WB nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
Inspirado no filme Uma Cilada para Roger Rabbit (1998) e ambientado no mesmo universo dos Looney Tunes, o programa animado Animaniacs deixou saudade em muita gente que cresceu nos anos 90. O desenho foi um grande marco da Warner Bros., tornando-se conhecida por suas várias referências à cultura pop e a variedade dos assuntos tratados.
Em Animaniacs, os irmãos Warner, o tagarela Yakko, o sagaz Wakko e a fofa Dot eram estrelas de séries animadas dos anos 1930 que acabaram parando em uma torre de água. Interagindo com figuras ilustres, o quarteto protagoniza esquetes variadas sobre os mais diversos temas.
Homem-Aranha
Ano de estreia: 1994.
Emissora: Kids’ WB nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: Disney+.
Lançada em 1994, Homem-Aranha é o programa animado mais bem-sucedido do Amigão da Vizinhança. Criado por Stan Lee, o querido super-herói com poderes aracnídeos foi o rosto da produção, que contou com cinco temporadas que deixaram muita saudade nos fãs.
A premissa do programa era muito simples: o público acompanhava as aventuras de Peter Parker, um estudante universitário aparentemente normal que, nas horas vagas, assumia a persona de Homem-Aranha para combater o crime na vizinhança, sempre orquestrados por vilões clássicos do personagem, como o Duende Verde e o Venom.
As Aventuras do Pequeno Urso
Ano de estreia: 1995.
Emissora: Nickelodeon nos Estados Unidos; TV Cultura no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Inspirado na série de livros homônima de Else Holmelund Minarik, o programa As Aventuras do Pequeno Urso foi exibido durante cinco temporadas que acompanhavam o dia a dia de um urso curioso que, com a ajuda de seus amigos animais e uma garota humana, buscava todo tipo de diversão na floresta.
As Aventuras do Pequeno Urso foi um desenho de bastante sucesso na década de 1990, chegando a ser exibido até o começo dos anos 2000. A produção também ganhou um filme em 2001, que segue as aventuras do Pequeno Urso em uma viagem de acampamento.
Luluzinha
Ano de estreia: 1995.
Emissora: HBO nos Estados Unidos; Rede Globo e Cartoon Network no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
Inspirada nas histórias em quadrinhos da cartunista Marjorie Henderson Buell, a série animada Luluzinha fez um grande sucesso em terras brasileiras quando começou a ser exibida pela Rede Globo, no final dos anos 90. O projeto expandiu o universo da garotinha que intitula a produção, conquistando o público com as aventuras da protagonista.
Em Luluzinha, acompanhamos o dia a dia da personagem titular, que está sempre pronta para praticar travessuras ao lado de seus amigos.
O Laboratório de Dexter
Ano de estreia: 1995.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
As constantes intrigas entre Dexter e sua irmã Dee Dee em O Laboratório de Dexter marcaram a infância de muita gente. Grande sucesso do Cartoon Network, o desenho começou a ser exibido na metade dos anos 90 e, até os dias de hoje, continua conquistando o coração de muita gente por aí.
O Laboratório de Dexter conta a história de Dexter, um menino genial que tem um laboratório secreto atrás do armário de seu quarto. Sempre em conflito com a irmã, que tenta a todo custo atrapalhar suas criações, Dexter ainda precisa lidar com Mandark, seu maior arqui-inimigo.
Pinky e o Cérebro
Ano de estreia: 1995.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
Planos mirabolantes, tentativas de dominação mundial e atividades maléficas. Não, não é do Cebolinha que estamos falando e, sim, de Pinky e o Cérebro, o desenho animado que encantou o público com as aventuras alucinantes dos personagens titulares. Originalmente incluídos em segmentos do programa Animaniacs, a duplinha do mal ganhou um programa próprio em 1995, que foi exibido durante quatro temporadas pelo Cartoon Network.
Em Pinky e o Cerébro, acompanhamos a rotina de dois ratos de laboratório que só desejam uma única coisa: dominar o mundo.
Arthur
Ano de estreia: 1996.
Emissora: PBS nos Estados Unidos; Rede Record e Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
O querido porco-da-terra de óculos redondos também deixou saudade em muita gente. Exibido na televisão durante 25 temporadas, o programa Arthur é inspirado na série literária As Aventuras de Arthur, do escritor Mac Brown, e foi um grande sucesso entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000.
Em Arthur, acompanhamos a história do personagem que dá título ao desenho, um porco-da-terra de oito anos muito curioso que, ao lado da família e dos amigos, está sempre disposto a resolver os problemas que aparecem usando sua imaginação e bom humor.
Ei Arnold!
Ano de estreia: 1996.
Emissora: Nickelodeon.
Onde assistir: Amazon Prime Video e Paramount+.
Ei Arnold! foi um desenho animado de grande sucesso na década de 1990. Exibida pela Nickelodeon, a produção contou com cinco temporadas que acompanhavam as aventuras de Arnold, um garoto sonhador de nove anos que morava com os avós em uma pensão.
Desde a conclusão do seriado, o universo de Ei Arnold! ganhou mais dois filmes e ficou marcado na mente do público pelo protagonista e seu inconfundível cabelo loiro espetado.
Superman: A Série Animada
Ano de estreia: 1996.
Emissora: Kids’ WB nos Estados Unidos; Rede Record e SBT no Brasil.
Onde assistir: HBO Max e Amazon Prime Video.
Seria aquilo um pássaro? Um avião? Não, é a série animada do Superman que conquistou as crianças na década de 1990. Intitulado Superman: A Série Animada, o programa surgiu como uma produção derivada de Batman: A Série Animada, fazendo sucesso entre os fãs de super-heróis da época por contar a história do kryptoniano.
Ao longo de três temporadas, a trama basicamente acompanhava o dia a dia do Superman, um super-herói que tentava conciliar a vida de combate ao crime com sua identidade secreta de Clark Kent.
A Vaca e o Frango
Ano de estreia: 1997.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max e Amazon Prime Video.
A Vaca e o Frango é uma produção da Hanna-Barbera que animou a programação do Cartoon Network no final da década de 1990. O programa foi exibido por apenas três temporadas (e até teve episódios banidos em alguns países), que foram suficientes para popularizar os carismáticos animais protagonistas, assim como o icônico vilão Bum de Fora.
Na trama, uma vaca e um frango, que são irmãos e filhos de dois humanos, vivem as mais absurdas aventuras, enquanto lidam com os planos mirabolantes de Bum de Fora, o arqui-inimigo que faz de tudo para levar a dupla para o inferno.
Caillou
Ano de estreia: 1997.
Emissora: Teletoon nos Estados Unidos; Discovery Kids e TV Cultura no Brasil.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Entre especulações sobre o porquê o protagonista era careca e frequentes reprises na TV Cultura, o desenho Caillou deixou muita saudade no público que acompanhou a história do protagonista que intitula o programa. Inspirado na série de livros franceses de Christine L’Heureux, o seriado durou cinco temporadas e fez bastante sucesso entre as crianças.
Caillou acompanha a história de um garoto muito curioso que, com a ajuda da família e dos amigos, aprende lições valiosas sobre a vida e o mundo ao seu redor.
Daria
Ano de estreia: 1997.
Emissora: MTV.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Ícone dos anos 90, a personagem Daria foi uma grande influência para todas as garotas amargas e sarcásticas do mundo. O programa animado foi exibido pela MTV durante cinco temporadas, tornando-se um grande fenômeno cultural da época por fazer uma sátira do ambiente escolar.
Daria acompanha o dia a dia da personagem titular, uma adolescente inteligente que espalha sua amargura e comentários sarcásticos a partir de sua observação do universo ao seu redor.
Hora do Recreio
Ano de estreia: 1997.
Emissora: ABC nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: Disney+.
A série animada Hora do Recreio esteve presente na vida de muita criança entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000. Desenvolvido pela Disney, o desenho fez tanto sucesso que ele foi exibido durante 10 temporadas, além de também ter ganhado filmes que expandiram ainda mais o universo da produção.
Na trama do programa, o público acompanha um grupo de seis crianças da quarta série que têm a missão de proteger outros colegas na hora do recreio, momento em que os valentões gostavam de agir.
Johnny Bravo
Ano de estreia: 1997.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
Com seus inconfundíveis cabelos loiros e as vestimentas pretas, o personagem Johnny Bravo é um ícone do Cartoon Network, embora suas duas primeiras temporadas tenham sido produzidas pela Hanna-Barbera. Seu desenho animado é um dos mais queridos de todos os tempos do catálogo da emissora, o que garantiu que ele continuasse tendo influência na cultura pop até os dias de hoje.
Em Johnny Bravo, acompanhamos as aventuras do personagem titular, um cara com cabelo grande e roupas pretas apertadas que tenta a todo custo chamar atenção das mulheres. Mesmo sendo rejeitado todas as vezes, Johnny nunca desiste de encontrar a namorada perfeita.
As Meninas Superpoderosas
Ano de estreia: 1998.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
Açúcar, tempero e tudo que há de bom. Esses foram os ingredientes, juntamente com a surpresinha do elemento X, usados pelo Professor Utônio para criar As Meninas Superpoderosas. Um dos desenhos mais populares de todos os tempos, o desenho animado que apresentou ao mundo Florzinha, Lindinha e Docinho começou a ser exibido no final da década de 1990 e, desde então, tornou-se um fenômeno cultural.
Responsável por popularizar personagens como o Macaco Louco e Ele, o desenho acompanha a jornada de um trio de irmãs que foram acidentalmente criadas em um laboratório pelo Professor Utônio. Dotadas de poderes, as três garotas combatem o crime na cidade de Townsville, enfrentando vilões megalomaníacos.
Os Thornberrys
Ano de estreia: 1998.
Emissora: Nickelodeon.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Exibida originalmente pela Nickelodeon, o desenho animado Os Thornberrys é um clássico dos anos 90 que conquistou o público de todas as idades ao longo de suas cinco temporadas. Com episódios curtos, a série mostrava as peripécias dos Thornberrys, uma família que viajava pelo mundo documentando a vida selvagem e cuja filha caçula tinha a incrível habilidade de se comunicar com os animais.
Bob Esponja
Ano de estreia: 1999.
Emissora: Nickelodeon.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Bob Esponja é o tipo de desenho animado que dispensa apresentações. Ícone da cultura pop, a esponja-do-mar de calça quadrada esteve presente na infância de muita gente que cresceu nos anos 2000, sendo lembrada por seus personagens lendários, como Lula Molusco, Patrick e Plankton (só para citar alguns). Com 12 temporadas, a produção fez tanto sucesso no período em que foi exibida que logo se transformou em uma grande franquia, e diversos filmes, spin-offs e produtos já foram feitos desde então.
Na trama, acompanhamos o dia a dia de Bob Esponja, um ser marítimo que mora em uma casa no formato de um abacaxi na Fenda do Biquíni, bem no fundo do mar. Quando não está trabalhando para o Siri Cascudo, Bob sempre está envolvido em diversas situações inusitadas ao lado de seu amigo Patrick.
Coragem, o Cão Covarde
Ano de estreia: 1999.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
Com elementos sombrios, acontecimentos inexplicáveis e situações aterrorizantes, o desenho animado Coragem, o Cão Covarde deixou muita saudade. A história do cãozinho medroso e seus embates com o rabugento Eustácio ganhou popularidade entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000, e até hoje é lembrada por muita gente por causa de seus icônicos personagens e episódios perturbadores.
Em Coragem, o Cão Covarde, acompanhamos o dia a dia de Coragem, um cachorro que vive em uma fazenda no meio do nada onde aparições sobrenaturais ameaçam sua paz. O bichinho, por sua vez, faz de tudo para salvar seus donos do pior, mesmo que morra de medo das aparições misteriosas.
Du, Dudu e Edu
Ano de estreia: 1999.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
Os três amigos Du, Dudu e Edu foram grandes fenômenos dos anos 2000 em território brasileiro. Gostando ou não das personalidades peculiares do trio, você certamente deve ter assistido a pelo menos um episódio do programa, que foi exibido por seis temporadas.
Du, Dudu e Edu acompanha o cotidiano de três amigos com características completamente diferentes umas das outras, mas que adoram balas de caramelo e, unidos, sempre tentam encontrar novas maneiras de conseguir comprar o doce favorito.
Futurama
Ano de estreia: 1999.
Emissora: Fox nos Estados Unidos; Comedy Central no Brasil.
Onde assistir: Star+.
Criada por Matt Groening, o mesmo nome por trás de Os Simpsons, a série animada Futurama conquistou os apaixonados por ficção científica no finalzinho dos anos 90. Aclamada pela crítica e pelos telespectadores, não demorou muito para que a produção ganhasse cada vez mais atenção na indústria, o que deu origem a diversos outros derivados, como séries em quadrinhos e jogos.
Em Futurama, seguimos o cotidiano de Fry, um entregador de pizzas que, acidentalmente, é congelado e só acorda depois que mil anos se passaram. Quando Fry acorda no futuro, ele é acolhido por um cientista idoso e um tanto quanto confuso que o ajuda nessa empreitada.
Rocket Power
Ano de estreia: 1999.
Emissora: Nickelodeon.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
O desenho animado Rocket Power foi um grande sucesso entre os apaixonados por esportes. Exibida durante quatro temporadas pela Nickelodeon, o programa ficou conhecido por explorar o universo dos esportes radicais e até ganhou uma adaptação para videogame em 2001.
Em Rocket Power, seguimos o dia a dia de quatro jovens amigos que compartilham sua paixão por esportes radicais na Califórnia.
Uma Família da Pesada
Ano de estreia: 1999.
Emissora: Fox nos Estados Unidos; FX no Brasil.
Onde assistir: Star+.
Uma das séries animadas mais queridas de todos os tempos, Uma Família da Pesada estreou em 1999 e, desde então, ainda é lembrada pelos fãs por seus episódios que brincavam com a cultura pop norte-americana. Embora seja comparada aos Os Simpsons por muita gente, o programa fez um baita sucesso nos anos 2000, chegando a ser exibido por 21 temporadas.
Uma Família da Pesada conta a história dos Griffins, uma família disfuncional que sempre acaba vivenciando situações inusitadas no seu dia a dia.
Década de 2000
As Aventuras de Jackie Chan
Ano de estreia: 2000.
Emissora: Kids’ WB nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Desenvolvida com o apoio de Jackie Chan, o programa As Aventuras de Jackie Chan é um clássico da TV Globinho que até hoje é lembrado pelas pessoas. O desenho foi lançado em 2000, chegando no Brasil dois anos depois no famoso programa da TV Globo, onde permaneceu sendo exibido até seu encerramento na grade da emissora.
As Aventuras de Jackie Chan acompanha a história do arqueólogo e lutador de artes marciais Jackie Chan, que enfrenta todo tipo de força maligna enquanto busca artefatos mágicos com a ajuda do tio e da sobrinha.
Os Sete Monstrinhos
Ano de estreia: 2000.
Emissora: Kids’ WB nos Estados Unidos; Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Bastava ligar a sua televisão e sintonizar na TV Cultura que as chances de você encontrar um episódio de Os Sete Monstrinhos passando na programação da emissora eram grandes. Lançado em 2000, o desenho, que é inspirado em um livro de mesmo nome, estreou por aqui apenas em 2004 e foi exibida por duas temporadas.
Os Sete Monstrinhos acompanha a rotina de uma divertida família cujos sete irmãos são monstros com personalidades completamente diferentes. Com a ajuda da mãe, o grupo enfrenta os desafios da infância, enquanto lidam com os novos aprendizados da idade.
Super Choque
Ano de estreia: 2000.
Emissora: The WB nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Super Choque é um dos desenhos que mais deixou saudade no coração dos brasileiros. E grande parte do sucesso por aqui veio através da exibição do seriado no Bom Dia & Companhia, o famoso programa infantil do SBT.
Na trama, seguimos a rotina do jovem Virgil Hawkins, um garoto que ganha poderes eletromagnéticos após ser exposto a um gás misterioso. Assim, como qualquer outra pessoa faria em seu lugar, Virgil adota o nome de Super Choque e passa a combater o crime das redondezas com a ajuda de seu melhor amigo, que é um inventor muito inteligente.
X-Men: Evolution
Ano de estreia: 2000.
Emissora: Kids’ WB nos Estados Unidos; SBT no Brasil.
Onde assistir: HBO Max.
É difícil encontrar algum brasileiro que cresceu nos anos 2000 e não tenha assistido pelo menos a um episódio do desenho X-Men: Evolution. A produção é uma das mais queridas dos fãs do grupo de mutantes da Marvel, e foi a responsável por apresentar os heróis para várias crianças na época ao longo de quatro temporadas.
X-Men: Evolution acompanha a jornada do Professor X e sua missão de vida: juntar uma equipe de jovens mutantes para salvar o mundo das forças do mal. Figuras como Vampira, Jean Grey, Ciclope, Tempestade e muito mais eram personagens centrais do desenho, popularizando ainda mais o nome de grandes integrantes da equipe superpoderosa.
Liga da Justiça
Ano de estreia: 2001.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
A Liga da Justiça é uma das equipes de super-heróis mais populares de todos os tempos, e seu desenho animado dos anos 2000 fez um enorme sucesso entre o público da época. Exibido pelo Cartoon Network, o programa contou com apenas duas temporadas, mas já foi o suficiente para marcar a infância de muita gente por aí.
Inspirada nos quadrinhos da DC Comics, a série animada da Liga da Justiça acompanha as aventuras da equipe mais famosa da DC, composta por heróis como Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash e muito mais. Na trama, vemos o grupo de superpoderosos enfrentando uma variedade de vilões para salvar o mundo das forças do mal.
Os Padrinhos Mágicos
Ano de estreia: 2001.
Emissora: Nickelodeon nos Estados Unidos; Disney Channel e Nickelodeon no Brasil.
Onde assistir: Amazon Prime Video e Paramount+.
Atire a primeira pedra quem nunca viu uma referência sequer à dupla Cosmo e Wanda na cultura pop. O desenho Os Padrinhos Mágicos é um grande sucesso no mundo todo, e conquistou o território brasileiro no começo dos anos 2000 quando começou a ser exibida no Disney Channel. Mas foi na Nickelodeon, a emissora original, que o programa ganhou mais espaço, tornando-se um fenômeno entre as crianças.
Os Padrinhos Mágicos conta a história de Timmy Turner, um garoto de 10 anos que vive na cidade de Dimmsdale. Maltratado pela babá, Timmy tenta alertar os pais, mas é só quando ele recebe a visita de duas fadas chamadas Cosmo e Wanda que sua vida muda completamente. Isso porque, com o toque de uma varinha mágica, todos seus desejos podem ser realizados.
Três Espiãs Demais!
Ano de estreia: 2001.
Emissora: TF1 na França; Cartoon Network e Rede Globo no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Três Espiãs Demais! é o tipo de série animada que dispensa apresentações aqui no Brasil. As aventuras do trio de jovens espiãs – Alex, Clover e Sam – foi um grande sucesso graças ao programa TV Globinho, da Rede Globo, deixando uma enorme saudade no público até hoje. Afinal, quem é que não queria ter os apetrechos especiais das personagens?
Ao longo de cinco temporadas, o desenho Três Espiãs Demais! acompanhava a rotina de três garotas que, sob supervisão do diretor da Organização Mundial de Proteção Humana, combatiam o crime internacional como agentes secretas. Enquanto isso, elas mantinham as aparências como alunas normais na escola.
As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio
Ano de estreia: 2002.
Emissora: Nickelodeon nos Estados Unidos; Rede Globo e Nickelodeon no Brasil.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio foi uma das grandes responsáveis em popularizar o garoto com o cabelo em formato de gota entre as crianças. Aqui no Brasil, o programa começou a ser exibido em 2002 pela Nickelodeon, tornando-se extremamente famoso em território nacional.
Na trama do desenho, acompanhamos a história de Jimmy, um garoto que poderia ser normal, caso não fosse um gênio. Sempre com a mente fervilhando de ideias, Jimmy constrói os mais variados dispositivos e artefatos, mas a execução nem sempre sai do jeito que ele imaginou.
Kim Possible
Ano de estreia: 2002.
Emissora: Disney Channel.
Onde assistir: Disney+.
Nada como combater o crime depois de mais um dia exaustivo na escola. A série animada Kim Possible foi um sucesso do Disney Channel que, ao longo de quatro temporadas, conquistou o público com as aventuras da personagem titular, sendo uma das animações seriadas mais longas a serem exibidas pelo canal.
Na produção, acompanhamos as aventuras de Kim Possible, uma adolescente que, por mais que aparente apenas ser uma jovem comum, combate supervilões para salvar o mundo das forças malignas no seu tempo livre.
Os Jovens Titãs
Ano de estreia: 2003.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
Inspirada em personagens icônicos da DC Comics, a série Os Jovens Titãs foi um grande marco do formato na televisão por apresentar às crianças versões animadas de heróis como Robin, Ravena e Mutano, apenas para citar alguns. O programa fez bastante sucesso nos anos 2000, chegando a ganhar um reboot, em 2013, chamado Os Jovens Titãs em Ação. A famosa equipe de super-heróis também ganhou uma série em live-action, a Titãs, que estreou em 2018.
Os Jovens Titãs acompanha as aventuras de cinco adolescentes superpoderosos que combatem o crime, enquanto tentam lidar com suas diferenças por compartilharem a mesma residência.
A Mansão Foster Para Amigos Imaginários
Ano de estreia: 2004.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
Criada por Craig McCracken, o mesmo nome por trás de As Meninas Superpoderosas, a série animada A Mansão Foster Para Amigos Imaginários é um grande sucesso do Cartoon Network. O programa começou a ser exibido em 2004 e encantou todas as idades com a história de Mac, um garoto de oito anos que é obrigado a deixar Bloo, seu amigo imaginário, na Mansão Foster, um local que abriga um grupo de amigos inventados.
Hi Hi Puffy AmiYumi
Ano de estreia: 2004.
Emissora: Cartoon Network.
Onde assistir: HBO Max.
As versões animadas das cantoras Ami Onuki e Yumi Yoshimura, integrantes da banda de J-rock PUFFY, também conhecida como Puffy AmiYumi, também fizeram um sucesso estrondoso no período em que foi exibida pelo Cartoon Network. O programa foi inspirado na jornada do grupo japonês e, ao todo, teve quatro temporadas.
Em Hi Hi Puffy AmiYumi, acompanhamos a trajetória musical de Ami e Yumi, duas cantoras de rock que vivem diversas aventuras enquanto elas se apresentam em diversos lugares do planeta.
Avatar: A Lenda de Aang
Ano de estreia: 2005.
Emissora: Nickelodeon.
Onde assistir: Netflix e Paramount+.
Aclamada pelo público e pela crítica especializada, a série animada Avatar: A Lenda de Aang é uma das animações de maior sucesso dos últimos anos. Lançada em 2005, a história do jovem Aang segue emocionando os fãs até os dias de hoje, e diversas produções derivadas já foram feitas desde a estreia do programa original. A Netflix, inclusive, está produzindo uma adaptação seriada em live-action, prevista para o segundo semestre de 2023.
Em Avatar: A Lenda de Aang, acompanhamos a história dos irmãos Katara e Sokka, que acabam acordando o jovem Aang de uma longa hibernação apenas para descobrir que ele é um Avatar, um ser com poderes que podem acabar com a guerra da Nação do Fogo contra o resto do mundo.
Jake Long: O Dragão Ocidental
Ano de estreia: 2005.
Emissora: Disney Channel.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Produzida pela empresa do Mickey, o desenho Jake Long: O Dragão Ocidental animou a programação do canal Disney Channel no começo dos anos 2000. O programa foi exibido por apenas duas temporadas, mas conquistou um público bastante fiel com as reexibições da emissora.
Jake Long: O Dragão Ocidental conta a história de Jake Long, um adolescente de 13 anos que tenta equilibrar sua vida normal como skatista em Nova York com o treinamento de seus poderes místicos.
Pinky Dinky Doo
Ano de estreia: 2005.
Emissora: Discovery Kids nos Estados Unidos; Discovery Kids e TV Cultura no Brasil.
Onde assistir: A animação não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Pinky Dinky Doo fez a alegria das crianças quando foi exibida pela Discovery Kids e a TV Cultura aqui no Brasil. O programa ficou conhecido pela protagonista de cabelo cor-de-rosa e o poder de sua imaginação, conquistando a atenção do público por seus episódios divertidos e lúdicos.
Na trama, acompanhamos Pinky, uma menina de sete anos que tenta ajudar seu irmão a encontrar soluções para todo tipo de problema, contando histórias impressionantes e usando sua imaginação para criar o que ela desejar.
Phineas e Ferb
Ano de estreia: 2007.
Emissora: Disney Channel.
Onde assistir: Disney+.
Com canções icônicas e construções mirabolantes, Phineas e Ferb é, até hoje, uma das séries animadas mais bem-sucedidas do Disney Channel. A produção foi exibida no canal durante quatro temporadas, sendo finalizada em 2015, e o carinho do público pela produção é tão grande que ela vai ganhar mais dois novos capítulos em breve (sem data de lançamento definida ainda). Além disso, a história original já resultou em diversos episódios especiais e filmes para TV.
Phineas e Ferb conta a história dos dois meio-irmãos que dão nome a série. Na trama, ambos têm apenas um único objetivo: aproveitar os três meses de férias ao máximo. E, para isso, eles embarcam em aventuras empolgantes construindo montanhas-russas, praias e universos incríveis no quintal de casa, enquanto a irmã Candace tenta fazer de tudo para dedurar a dupla.
Aproveite também: