Por que a DC não deixou uma das equipes mais famosas dos quadrinhos aparecer no desenho da Liga da Justiça?
Por que a DC não deixou uma das equipes mais famosas dos quadrinhos aparecer no desenho da Liga da Justiça?
Produtores da animação tiveram de fazer alterações de última hora no episódio em questão
O desenho animado da Liga da Justiça era uma das principais animações exibidas na TV aberta nos anos 2000. Um dos episódios finais da primeira temporada acaba colocando os personagens frente a frente com um grupo que se assemelha muito a uma outra equipe da DC muito famosa, a Sociedade da Justiça. Porém, eles não eram exatamente esse grupo o que levou muitos fãs a se perguntarem sobre o motivo de não terem simplesmente mantido a equipe e realizado um crossover.
A resposta é bem simples até. A intenção dos roteiristas do episódio que foi dividido em duas partes sempre foi fazer um crossover com a Sociedade da Justiça. O problema é que Paul Levitz, presidente da DC Comics, achou que os heróis estavam sendo motivo de chacota e que não pegaria bem para o grupo ser representado assim para a geração atual, exigindo que o nome e o design dos personagens fossem mudados (via Nerdist).
Dessa forma, o Grêmio da Justiça teve de ser criado de última hora para que as alterações fossem feitas e ainda assim a homenagem que os escritores queriam fazer a Sociedade da Justiça permanecessem lá de alguma forma. Isso acabou gerando algumas situações curiosas, conforme explicou Bruce Timm ao ToonZone, como o fato de terem de dublar personagens que sequer sabiam ainda quais nomes teriam (via CBR).
No fim, os próprios envolvidos na criação do episódio concordaram que a troca de nome do grupo acabou fazendo bem para o resultado final. Assim eles tiveram uma maior liberdade para brincar com as personalidades que cada um dos heróis criados teria e também evitaram que comentários racistas, como o feito pela contraparte de Flash a John Stewart sobre ele ser “um crédito para sua raça”, fossem creditados à Sociedade da Justiça e manchassem a reputação do grupo clássico da DC Comics.
Mas e você? O que acha de toda essa situação? Divida sua opinião com a gente nos comentários!
Aproveite e confira também: