Danny Masterson, de That 70’s Show, é condenado a 30 anos de prisão por estupro
Danny Masterson, de That 70’s Show, é condenado a 30 anos de prisão por estupro
Ator foi acusado de diversos casos de estupro
Danny Masterson, intérprete de Steven Hyde na série That 70’s Show, foi condenado hoje (7) a 30 anos de prisão por vários casos de estupro, como reportado pelo Deadline. O site afirma que esta é a pena máxima de acordo com as leis da Califórnia, nos Estados Unidos, onde ele foi julgado.
Presente na corte, Masterson optou por não fazer nenhum pronunciamento durante a sessão. Seguindo a sentença, o ator foi levado pelas autoridades locais para começar oficialmente a cumprir sua pena. Anteriormente, um júri de Los Angeles já havia o classificado como culpado por dois dos três casos de estupro dos quais foi acusado.
A defesa do ator tem 60 dias para recorrer da decisão, o que é esperado que aconteça. Além da prisão, após ser solto ou passar para liberdade condicional ele terá que se registrar como agressor sexual. A decisão pela pena máxima estaria relacionada ao fato de o ator ser condenado pelo estupro de múltiplas vítimas em diferentes ocasiões.
Em 2020, quando as acusações foram feitas, o ator foi preso, sendo solto posteriormente após pagamento de fiança. No fim de 2022, um julgamento acabou com júri em impasse, não chegando a um veredito. Assim, foi determinado que um novo julgamento ocorresse este ano. A juíza responsável determinou, porém, que havia risco considerável de que Masterson tentasse deixar o país, o que o levou a aguardar encarcerado desde o fim de maio deste ano.
Um ponto levantado em todos os julgamentos foi o envolvimento do ator com a Igreja da Cientologia, que teria ajudado a acobertar os crimes. Em pronunciamento, uma das vítimas afirmou que ela e sua família foram perseguidos pela igreja desde que o crime foi relatado à polícia.
Outra das vítimas falou sobre o impacto que o crime teve em sua vida, afirmando que sofre de transtorno do estresse pós-traumático e ataques de pânico até hoje. Ela também acusou a Igreja da Cientologia de proteger o ator, alegando também ser perseguida pelo grupo desde que denunciou o estupro.
A terceira vítima a se pronunciar disse vir de uma família que faz parte da Cientologia, e que a rejeitou desde que ela foi à polícia 20 anos atrás para reportar o estupro.
A advogada de duas das vítimas disse em pronunciamento que “Apesar da perseguição constante, obstrução e intimidação, essas mulheres corajosas ajudaram a responsabilizar um predador sexual cruel por seus crimes, e não vão parar aqui. Elas estão dispostas a contar a história mais completa de como a Cientologia e seus facilitadores tentaram desesperadamente impedir que elas se pronunciassem abertamente.”