Criadores de Friends, artistas e familiares lamentam a morte de Matthew Perry
Criadores de Friends, artistas e familiares lamentam a morte de Matthew Perry
O eterno Chandler de Friends faleceu aos 54 anos neste sábado (28) após um acidente
No último sábado (28), a notícia do falecimento de Matthew Perry, mais conhecido por ter interpretado o carismático Chandler Bing na série Friends, comoveu Hollywood. O ator tinha 54 anos de idade quando supostamente se afogou em uma banheira de hidromassagem em sua casa, em Los Angeles (EUA).
Até o momento, não há uma causa declarada para o falecimento do ator. De acordo com legistas, a autópsia é inconclusiva, mas eles ainda aguardam os resultados de um exame toxicológico.
Desde o ocorrido, artistas e colegas de Perry se movimentaram para lamentar a morte do astro de Friends (via The Hollywood Reporter). Marta Kauffman e David Crane, criadores da sitcom que marcou a carreira do ator, uniram-se em um comunicado em conjunto para dizer que estavam profundamente tristes pela notícia:
“Ainda parece impossível. Tudo que podemos dizer é que nos sentimos abençoados por tê-lo como parte de nossas vidas. Ele era um ator brilhante. É clichê dizer que um ator faz um papel ser único, mas no caso de Matthew não há palavras mais verdadeiras do que essas. Desde o primeiro dia em que o ouvimos encarnar Chandler Bing, não havia mais ninguém para nós. Sempre iremos valorizar a alegria, a luz e a ofuscante inteligência que ele trouxe para cada momento — não apenas no trabalho, mas na vida. Ele sempre era a pessoa mais engraçada da sala. Mais do que isso, ele era o mais doce, com um coração generoso e altruísta. Enviamos todo o nosso amor para sua família e amigos. Esse é realmente Aquele Em Que Nossos Corações Foram Partidos.”
A atriz Maggie Wheeler, a icônica Janice de Friends, também deixou seus pêsames pela morte do colega de trabalho. “Que perda. O mundo irá sentir sua falta, Matthew Perry. A alegria que você trouxe a tantos em sua curta vida vai continuar viva. Me sinto muito abençoada pelo momento criativo que compartilhamos”, ela disse em sua conta do Instagram.
Brooke Shields, atriz de A Lagoa Azul (1980) que participou de um episódio de Friends, foi outra artista que lamentou a morte de Perry. “Lutando para encontrar palavras. Você era tão amado, Matthew. Eu te amei muito. Obrigada pelas risadas. Você trouxe tanta alegria para tanta gente. Nós já sentimos sua falta”, escreveu em seu X (antigo Twitter).
Já Gwyneth Paltrow compartilhou uma lembrança sobre a primeira vez que conheceu Perry pessoalmente, em 1993, em um festival de teatro em Massachusetts (EUA):
“Nós estávamos lá por boa parte do verão fazendo peças. Ele era tão engraçado, tão doce e tão divertido. Saíamos para nadar em riachos, tomar cerveja no bar da faculdade, nos beijar em um campo de grama alta. Foi um verão mágico. Ele tinha acabado de filmar o piloto de Friends, que não tinha sido exibido ainda. Ele estava nervoso, esperando que sua grande chance tivesse chegado. Tinha chegado. Nós continuamos nossa amizade por um tempo até nos distanciarmos, mas eu sempre ficava feliz em vê-lo.”
A cantora Adele também lamentou a morte de Perry durante um show em Las Vegas. Apesar de nunca ter conhecido o ator pessoalmente, a artista contou aos fãs como o trabalho dele a impactou: “Ele é provavelmente o melhor personagem cômico de todos os tempos. Ele foi tão aberto com suas batalhas contra o vício e a sobriedade, o que eu acho incrivelmente corajoso”.
Hank Azaria, que participou de algumas temporadas de Friends como David, um namorado de Phoebe (Lisa Kudrow), compartilhou um vídeo no Instagram para dizer o quanto amava Matthew por tê-lo ajudado em um momento difícil:
“Muitos de nós que éramos próximos dele sentíamos que o tínhamos perdido para as drogas e para o álcool há muito tempo porque — como ele relatou em sua autobiografia — havia muito sofrimento […] Sou um cara sóbrio por 17 anos, e quero dizer que, na noite em que fui para o AA, Matthew me levou. O primeiro ano em que estive sóbrio, nós íamos às reuniões juntos. Ele era tão carinhoso, altruísta e sábio. E ele me ajudou a ficar sóbrio.”
A atriz Salma Hayek, que contracenou com Matthew no filme E Agora, meu Amor? (1997), compartilhou em seu Instagram uma mensagem de luto pela morte do colega. “Há dois dias atrás, eu acordei com a chocante notícia de que Matthew Perry não está mais conosco. Levei alguns dias para processar essa profunda tristeza”, a atriz lamentou. “Meu amigo, você foi embora muito cedo, mas continuarei a valorizar sua graça, sua perseverança e seu carinhoso coração. Adeus, doce Matthew, nós nunca iremos te esquecer”.
A Max (HBO Max aqui no Brasil) também fez uma homenagem a Perry adicionando um tributo para o ator no início de cada temporada de Friends na plataforma. A mensagem está em uma tela preta com a imagem do ator, que diz “Em memória de Matthew Perry 1966-2023”.
Em comunicado oficial à revista People, os familiares de Perry lamentaram a perda do ator dizendo que “estavam de coração partido pela trágica perda de seu amado filho e irmão” e que “Matthew trouxe tanta alegria para o mundo, como ator e amigo”. A declaração finaliza com agradecimentos pelas mensagens de pêsames vindas do público: “Vocês eram importantes para ele, e nós apreciamos a tremenda demonstração de amor”.