Afinal, como Thor conseguiu seu famoso martelo na mitologia nórdica?
Afinal, como Thor conseguiu seu famoso martelo na mitologia nórdica?
Origem é bem diferente da do Universo Cinematográfico da Marvel
Mesmo com seus poderes e status de divindade, Thor foi amplamente associado ao seu martelo, o Mjolnir. Ambas as figuras se tornaram inseparáveis, fazendo alguns esquecerem que o deus nórdico nem sempre teve o objeto ao seu lado.
Na mitologia germânica, o martelo foi dado ao deus pelos irmãos Brokkr e Sindri após Loki propor um desafio.
O mesmo dizia que, se os anões fossem capazes de criar três objetos tão belos e preciosos quanto o dos filhos de Ivaldi eram capazes de fazer, receberiam a cabeça de Loki como recompensa.
É então que constroem um javali vivo feito de ouro, um anel dourado que produz oito versões idênticas a cada nove dias e um martelo de guerra.
Porém, enquanto Brokkr fazia o último objeto, um mosquito — Loki disfarçado — picou seu olho. Brokkr ficou incapaz de ver, o que o fez, por acidente, construir um martelo de força inimaginável.
Ao fim, Brokkr vence o desafio com o Mjolnir, que é dado ao Thor. Já Loki, conseguiu se safar de sua sentença, porém sua boca foi costurada como punição pelas mentiras que contava.
Como o Thor conseguiu o Mjolnir no MCU?
Os quadrinhos e Universo Cinematográfico da Marvel tomaram algumas liberdades criativas para a origem do Mjolnir. Nos cinemas, por exemplo, o martelo foi um presente de Odin dado ao Thor.
O mesmo foi feito por uma raça alienígena de anões que residem na estrela de Nidavellir. O líder dessa raça, vivido por Peter Dinklage, é outra referência a mitologia nórdica. Seu personagem é chamado de Eitri, uma variação do nome do anão Sindri.
Aproveite e continue lendo: