Como Netflix pretende impedir compartilhamento de senhas? Streaming define as regras
Como Netflix pretende impedir compartilhamento de senhas? Streaming define as regras
Novas diretrizes do serviço de streaming deixam claro que senhas só poderão ser compartilhadas na mesma casa.
Com a concorrência entre streamings ficando cada vez maior e quase todo grande estúdio criando seu próprio serviço, a Netflix anunciou que iria parar de permitir o compartilhamento de contas, forçando os usuários a criar suas próprias contas – e pagar assinaturas individualmente – caso utilizem o streaming em casas diferentes. Entenda aqui como isso irá afetar os usuários e como a Netflix irá verificar se as senhas estão sendo compartilhadas.
- Com quem poderei compartilhar minha conta da Netflix?
- Como essa verificação será feita?
- Como funcionará a verificação da Netflix?
- Ainda posso compartilhar minha conta?
Com quem poderei compartilhar minha conta da Netflix?
Segundo as informações do Sky News, a Netflix ainda vai permitir que as contas sejam utilizadas por pessoas na mesma casa ao forçar seus usuários a se conectarem continuadamente ao wi-fi doméstico. As contas podem ser compartilhadas em uma única casa, associada ao usuário principal da conta.
Dessa forma, os moradores de uma residência que utilizam o mesmo wi-fi não devem ter problemas na hora de criar usuários e usar a mesma conta para assistir os programas do streaming, mas se algum membro do grupo não estiver no mesmo local, as coisas ficam um pouco mais complicadas.
Como essa verificação será feita?
Ao usar informações como o endereço de IP, o código de identificação de aparelhos e atividade da conta a empresa pode detectar de onde seus usuários estão logando na conta e bloquear o acesso caso suspeitem que a senha foi compartilhada.
A Netflix irá tratar os aparelhos que são conectados frequentemente ao wi-fi da “casa principal” como confiáveis. Dessa forma, se você viajar ou sair de casa, ainda pode assistir à Netflix nos seus aparelhos, desde que ele seja conectado a cada 31 dias no local primário da conta.
Caso um aparelho que não esteja conectado ao wi-fi principal da casa entrar na conta, a Netflix irá pedir que o usuário verifique o dispositivo antes dele ser utilizado.
Como funcionará a verificação da Netflix?
Segundo a Netflix (via SkyNews), a empresa irá enviar um link para o email ou número de celular associado à conta principal, contendo um código de quatro dígitos que deve ser inserido no aparelho em até 15 minutos. Essa verificação deve ocorrer periodicamente quando novos aparelhos forem conectados à conta.
Essa verificação também irá ocorrer quando você estiver longe de casa por um longo período de tempo. Mesmo usando um aparelho que já foi conectado no wi-fi principal da conta, o streaming ainda pode pedir uma verificação constante caso ele não esteja conectado à rede específica.
Ainda posso compartilhar minha conta?
Tecnicamente sim, porém o compartilhamento de contas se tornará muito mais inconveniente e arriscado para aqueles que não moram na mesma casa que o provedor primário da conta. O objetivo da Netflix é que aqueles que utilizam uma conta compartilhada paguem pela própria, ou então que o usuário principal desembolse ainda mais com o streaming.
Em março de 2021, a plataforma começou a identificar usuários que usavam contas emprestadas, exigindo que alguns deles criassem suas próprias contas para continuar assistindo sua programação. Na época, o recurso foi divulgado como uma medida de segurança para garantir que havia permissão de acesso a essas contas.
Em março de 2022, outro teste foi implementado em três países da América Latina — Chile, Peru e Costa Rica. Na ocasião, assinantes poderiam adicionar até dois membros extras, que não morassem na mesma residência, à qualquer plano da Netflix. Para isso, era necessário o pagamento de uma taxa mensal de 2,99 dólares ou R$ 15,22 na cotação atual.
Confira também: