Como a greve dos atores pode afetar as bilheterias de filmes que serão lançados nos próximos meses?
Como a greve dos atores pode afetar as bilheterias de filmes que serão lançados nos próximos meses?
Entenda como a greve dos atores, que reivindicam diretos trabalhistas em Hollywood, pode impactar a bilheteria de próximos lançamentos
Oficializada na última semana, a greve dos atores já está a todo vapor em Hollywood. A paralisação aconteceu após semanas de negociações entre o SAG-AFTRA e a AMPTP, a representante dos estúdios de cinema e de TV nos Estados Unidos, sem uma conclusão satisfatória, o que levou os artistas a reforçarem suas reinvindicações por direitos trabalhistas. Mas como a greve vai afetar a bilheteria dos filmes que já estão em cartaz nos cinemas, assim como os próximos lançamentos?
De acordo com a diretoria do Sindicato dos Atores, os profissionais estão proibidos de participar de qualquer atividade que envolva a divulgação de seus projetos atuais ou futuros enquanto a greve estiver acontecendo, e isso inclui a participação em premieres, postagens em redes sociais, entrevistas e outros.
Sendo assim, é possível que, ao longo dos próximos meses, a indústria se depare com uma situação preocupante em relação à bilheteria de filmes, como o recente Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 e os aguardados Barbie e Oppenheimer, as grandes estreias desta semana. Levando em consideração que é verão no hemisfério norte, uma época importante para o mercado cinematográfico, é possível que os efeitos da greve dos atores, que acontece juntamente com a dos roteiristas, ecoem nos números de arrecadações.
Segundo o analista Paul Dergarabedian, em entrevista à Variety, ainda “e difícil quantificar o impacto exato que isso [a greve] traz para as bilheterias, mas não há dúvida de que aumenta a preocupação”. Sobre as estreias mais recentes após o início da greve, como Barbie e Oppenheimer, o especialista acredita que ambos podem ser uma exceção, já que, com toda a comoção ao redor do fenômeno Barbieheimer, é provável que os dois consigam passar por esse período sem sofrerem quedas de bilheteria.
No entanto, filmes como As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, Gran Turismo e Besouro Azul, que possuem estreias marcadas para agosto, podem enfrentar alguma dificuldade durante suas janelas de exibição porque os estúdios precisarão aumentar suas atuações em campanhas que não precisem da presença de atores, ou com conteúdos pré-gravados antes da greve, que já vinha sendo anunciada há um tempo considerável. Também há a possibilidade de que filmes sejam adiados, caso a paralisação se estenda por vários meses.
Aproveite também: